• Mundo

    Tuesday, 07-May-2024 18:08:13 -03

    Chanceler convoca diplomata da Venezuela diante de acordo com MST

    FLÁVIA FOREQUE
    DE BRASÍLIA

    06/11/2014 11h52

    O ministro Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) convocou na quarta-feira (5) o encarregado de negócios da Venezuela no país, Reinaldo Segóvia, para questionar acordo feito entre o país vizinho e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), no mês passado.

    Na linguagem diplomática, a iniciativa indica grave insatisfação do país com atitude de outro governo. A convocação foi divulgada nesta quinta-feira (6) pelos jornais "O Globo" e "O Estado de S.Paulo".

    De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, Figueiredo manifestou "estranheza do governo brasileiro" com o fato de o ministro venezuelano Elías Jaua "ter vindo ao país para cumprir agenda de trabalho sem notificar o governo brasileiro". Um dos ministros mais fortes do presidente Nicolás Maduro, Jaua é titular da pasta de Poder Popular para as Comunas e os Movimentos Sociais.

    Miguel Gutierrez - 17.fev.2014/Efe
    O ministro Elias Jaua acena durante um evento do governo em Caracas, a capital da Venezuela, em fevereiro desse ano
    O ministro Elias Jaua acena durante um evento do governo em Caracas, a capital da Venezuela, em fevereiro desse ano

    Notícia veiculada no site do ministério venezuelano informou, em 28 de outubro, que o político firmou naquele dia "uma série de acordos nas áreas de formação e desenvolvimento da produtividade comunitária" com trabalhadores do MST em Guararema (SP). A parceria foi divulgada pelo jornal "O Globo" nesta semana.

    "O ministro (...) indicou que os convênios têm como objetivo incrementar a capacidade de intercâmbio de experiências de capacitação 'para fortalecer o que é fundamental em uma revolução socialista, que são a formação, a consciência e a organização do povo para defender o que já foi alcançado e seguir avançando na construção de uma sociedade socialista'", diz trecho da notícia.

    O episódio motivou convite da comissão de Relações Exteriores da Câmara ao chanceler brasileiro, aprovado na quarta. Figueiredo deve comparecer ao Congresso no final deste mês para tratar do acordo entre Venezuela e MST.

    BABÁ

    A vinda de Jaua ao Brasil foi noticiada diante de prisão da babá de sua família, flagrada no aeroporto internacional de Guarulhos com uma maleta contendo revólver calibre 38 com munição. Ela disse às autoridades que a arma pertence ao ministro.

    Jeanette Del Carmen Anza, 39, foi acusada de tráfico internacional de armas, com pena prevista de 4 a 8 anos de prisão. Ela obteve uma liminar e vai aguardar ao julgamento em liberdade provisória, sendo obrigada a comparecer a todos os atos do processo. A mulher do ministro venezuelano passa por tratamento no hospital Sírio Libanês.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024