• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 08:50:20 -03

    Gorbachev abre celebrações dos 25 anos da queda do Muro de Berlim

    LEANDRO COLON
    ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

    07/11/2014 22h25

    O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, 83, participou na noite desta sexta-feira (7) da abertura das celebrações dos 25 anos da queda do Muro de Berlim.

    Gorbachev visitou o Check-Point Charlie, antigo posto de controle entre os dois lados da capital dividida entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. A área faz parte do percurso de 8.000 balões brancos acesos nesta noite pelas ruas de Berlim simbolizando o muro.

    "Temos que tomar cuidado para não perder o momento certo de obter o controle sobre as tensões que surgiram recentemente", afirmou.

    A declaração foi interpretada pela mídia alemã como um recado à crise entre Rússia e Ucrânia. "Temos sempre que aprender com as lições do passado. Aprendemos no passado que russos e alemães entenderam cada um e nossa relação é boa", disse Gorbachev, responsável pelas reformas nos anos 80 que pavimentaram o caminho para o fim do comunismo no leste europeu.

    Uma pequena parte do Muro de Berlim foi recriada às 17h (14h, horário de Brasília) desta sexta-feira por meio dos balões, que serão soltos às 19h do próximo domingo (9), numa celebração para a qual são aguardadas dois milhões de pessoas.

    Neste mesmo horário do dia 9 novembro de 1989, os alemães começaram a derrubar o muro que separava a capital da Alemanha entre Oriental, sob controle soviético, e Ocidental, aliado de Estados Unidos, França e Reino Unido.

    Os balões reproduzem 15 dos 156 quilômetros do percurso do muro construído em 1961 e derrubado em 1989. Percorre, entre outros pontos, o Portão de Brandemburgo e a região do Check-Point Charlie, barreira controlada na época pelos aliados do ocidente.

    Também contornam a "East Side Gallery" e a rua Bernauer Strasse, áreas que ainda preservam pedaços originais do muro.

    As celebrações incluem ainda concertos ao ar livre, exibição de vídeos a céu aberto sobre o período de divisão, passeios turísticos especiais para o dia, entre outras coisas.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024