• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 14:18:50 -03

    Premiê ucraniano convida Rússia a negociar em um terreno neutro

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    18/11/2014 13h43

    As autoridades ucranianas convidaram a Rússia a negociar em um terreno neutro para tentar conseguir uma desescalada do conflito com os separatistas pró-ucranianos no leste da Ucrânia, declarou nesta terça-feira (18) o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk.

    "Convidamos a Federação Russa a iniciar negociações sérias em um terreno neutro", afirmou, segundo a agência Interfax da Ucrânia.

    Também nesta terça, cinco soldados ucranianos morreram e oito ficaram feridos no leste da Ucrânia, reduto dos separatistas pró-russos. Os soldados morreram atingidos por disparos ou por minas.

    O uso de minas constitui uma tática nova dos rebeldes e um perigo muito grande para os civis neste conflito que começou em meados de abril e já deixou mais de 4.000 mortos, segundo a ONU.

    Nesta terça, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, denunciou um reforço militar significativo da Rússia dentro da Ucrânia e em sua fronteira.

    ALEMANHA

    O ministro das Relações Exteriores da Alemanha se prepara para realizar reuniões sobre o conflito tanto em Kiev como em Moscou.

    A viagem de Frank-Walter Steinmeier será uma das primeiras visitas de uma autoridade alemã a Moscou desde o início da crise ucraniana neste ano, que provocou uma divisão profunda entre a Rússia e o Ocidente.

    O chanceler russo, Sergei Lavrov, minimizou a possibilidade de a visita de Steinmeier ter algum impacto real na política russa sobre a Ucrânia.

    "É uma visita de trabalho. Nós concordamos, é claro, em falar sobre a Ucrânia, sobre nossa relação bilateral (mas) ninguém está esperando qualquer avanço", disse Lavrov em entrevista coletiva em Minsk, capital de Belarus.

    Steinmeier vai se encontrar em Kiev com o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, e o primeiro-ministro do país, Arseny Yatseniuk, antes de seguir para Moscou.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024