• Mundo

    Tuesday, 07-May-2024 17:55:13 -03

    Principais cidades dos EUA protestam contra absolvição de policial

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    26/11/2014 02h15

    Os protestos pelo não indiciamento do policial que matou um jovem negro desarmado na cidade de Ferguson, Missouri, se estenderam na terça-feira (25) para as principais cidades dos EUA, onde milhares de pessoas interditaram estradas e pontes para pedir justiça.

    Washington, Nova York, Los Angeles, Atlanta, Boston, Filadélfia, Oakland e Seattle foram as cidades onde aconteceram as maiores concentrações, que se desenvolveram de forma majoritariamente pacífica, salvo por alguns incidentes isolados e detenções.

    As grandes cidades de todo o país estão em alerta por possíveis distúrbios desde a noite de segunda-feira (24), quando se soube que o policial Darren Wilson continuará livre e não será processado depois que o grande júri do condado de Saint Louis, no Missouri, concluiu que não existem provas suficientes para sua acusação.

    Wilson, branco e com 28 anos, matou Brown, negro e de 18, com vários disparos no dia 9 de agosto, quando o adolescente estava desarmado e em circunstâncias que ainda não foram esclarecidas.

    Em Los Angeles, manifestantes atiraram garrafas de água e outros objetos contra policiais na sede da polícia local e bloquearam uma avenida.

    Em Oakland, na Califórnia, as pessoas colocaram fogo em uma via e causaram congestionamento. O trânsito também foi bloqueado em Atlanta, onde 21 pessoas foram presas.

    Outras quatro pessoas foram presas em Denver, também por terem bloqueado uma rodovia. Em Boston, cerca de 1.500 pessoas foram às ruas.

    A decisão do juri provocou violentos protestos em Ferguson na madrugada de terça –mais de 80 pessoas foram presas. Houve edifícios e veículos incendiados, além de saques aos estabelecimentos comerciais.

    Para evitar a repetição desse cenário na madrugada desta quarta, mais de dois mil agentes da Guarda Nacional e efetivos de outros corpos de segurança foram mobilizados em Ferguson. Ainda assim, 44 pessoas foram presas.

    NOVA YORK

    Houve detenções na noite desta terça-feira, em Nova York, em protestos pela decisão judicial de Ferguson.

    A polícia deteve manifestantes que tentaram bloquear o tráfego na região de Times Square e no túnel Lincoln, que liga Manhattan à vizinha Nova Jersey, dois pontos de protesto.

    A polícia usou gás de pimenta para controlar os manifestantes no túnel.

    Também houve protestos no Harlem, onde as pessoas cantavam "polícia racista".

    "Várias pessoas foram detidas, mas ainda não temos um número preciso", assinalou à agência AFP um porta-voz do departamento da polícia de Nova York.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024