• Mundo

    Sunday, 19-May-2024 04:33:16 -03

    Delegação de governo colombiano vai retomar contato com as Farc

    DA EFE

    01/12/2014 03h54

    Negociadores de paz do Governo da Colômbia viajarão esta segunda-feira (1º) para Cuba para retomar os contatos com a guerrilha das Farc após a libertação do general Rubén Darío Alzate e seus dois acompanhantes, informaram fontes oficiais.

    "Queremos anunciar que parte da delegação do Governo viajará para a cidade de Havana em Cuba, para ter uma reunião de dois dias, com parte da delegação das Farc nessa cidade", declarou o chefe negociador oficial, Humberto de la Calle, no final de um encontro com o presidente Juan Manuel Santos.

    John Vizcaino/Reuters
    Protesters hold a board in the shape of a key reading "The people has the key to peace" during a demonstration in Bogota November 19, 2014. Hundreds of protesters marched in support of peace negotiations between the Colombian government and the Revolutionary Armed Forces of Colombia (FARC) rebels. The Colombian government has suspended peace talks being held in Cuba until General Ruben Dario Alzate - seized over the weekend as he left a boat in the coastal region of Choco - is freed by the FARC. The standoff has plunged the talks, which marked their second anniversary on Wednesday, into crisis while Latin America's longest-running war, which has killed more than 200,000 people during 50 years, drags on. REUTERS/John Vizcaino (COLOMBIA - Tags: POLITICS CIVIL UNREST) ORG XMIT: JWV01
    Pessoas foram às ruas de Bogotá em novembro em apoio às negociações entre o governo e as Farc.

    Segundo Humberto, o propósito desta reunião é o de fazer, ao lado de Cuba e Noruega, países fiadores do processo de paz iniciado há dois anos em Havana, "uma avaliação relacionada com os fatos recentes e que a opinião pública conhece".

    Isto significa que não será um reinício imediato do ciclo 31 de diálogos, centrado no tema de vítimas, que devia ter começado no dia 18 de novembro, mas será uma aproximação para retomar o contato.

    Os diálogos de paz do governo colombiano e das Farc foram suspensos por Santos no dia 17 de novembro, horas depois que as Farc sequestraram o general Alzate, o cabo Jorge Rodríguez e a advogada Gloria Urrego em uma região selvática do departamento de Chocó (noroeste).

    A delegação que viajará para Havana não será formada pela totalidade da equipe negociadora, mas por Humberto, o alto comissário de Paz, Sergio Jaramillo, e dois generais, Jorge Humberto Mora, do Exército, e Óscar Naranjo, da Polícia, disseram à Efe fontes ligadas ao processo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024