• Mundo

    Tuesday, 25-Jun-2024 03:14:18 -03

    Filipinas farão musical sobre vida de papa Francisco

    PETER BLAZA
    DA REUTERS, EM ANGELES CITY, FILIPINAS

    03/12/2014 12h00

    Padres filipinos cantam e dançam em um novo musical baseado na vida do Papa Francisco, cujo objetivo é atrair mais jovens à Igreja no maior país católico da Ásia.

    O musical de duas horas de duração narra a vida de Jorge Mario Bergoglio desde a infância na Argentina até sua eleição em 2013 como primeiro pontífice sul-americano.

    Os produtores de "Eu [símbolo de coração] o Papa Francisco" basearam o musical, com diálogos majoritariamente em inglês, nas notícias e literatura sobre o Papa, mas acrescentaram elementos de ficção para completar a narrativa.

    Ritchie B. Tongo/Efe
    Filipinos acendem velas para desaparecidos do lado de fora de igreja em Manila
    Filipinos acendem velas para desaparecidos do lado de fora de igreja em Manila

    Andy Alviz, o diretor do espetáculo, disse que o musical representava os desafios bem como as recompensas do sacerdócio católico, "atingindo diversos pássaros com uma só pedra".

    "Você diverte, evangeliza e, ao mesmo tempo, o espetáculo serve como campanha vocacional para as jovens audiências que podem um dia desejar se tornar padres ou freiras", disse Alviz.

    O elenco de cerca de 50 atores amadores destaca os talentos de cinco padres reais, entre os quais Ric Luzung, que faz o papel do Papa.

    Luzung, um veterano dos palcos no teatro comunitário, canta e dança em um musical cuja trilha sonora inclui 24 canções originais.

    Os adereços usados no palco foram em geral obtidos junto a igrejas filipinas, mas uma mitra branca igual à usada pelo Papa Francisco foi importada do Vaticano.

    O musical vai estrear em Angeles City, cerca de 90 quilômetros ao norte da capital filipina, Manilha, em 12 de dezembro, e ficará em cartaz até janeiro do ano que vem.

    O Papa Francisco, líder do 1,2 bilhão de católicos romanos do planeta, deve passar cinco dias nas Filipinas quando fizer sua segunda visita à Ásia em janeiro. Não está claro se ele conseguirá incluir o musical na agenda de sua visita.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024