• Mundo

    Monday, 06-May-2024 16:06:19 -03

    Governistas cortam 30% de salário de juiz que investiga presidente argentina

    FELIPE GUTIERREZ
    DE BUENOS AIRES

    04/12/2014 18h51

    O juiz Claudio Bonadio, que começou a investigar irregularidades de uma empresa da família Kirchner, a Hotesur, vai receber 30% a menos do salário por mau desempenho.

    A decisão foi de um conselho de disciplina do Judiciário, que é composto por representantes do governo, da Justiça, dos advogados, do legislativo e das universidades e é controlado pelos governistas.

    No dia 19 de novembro, o juiz, que ganha cerca de R$ 6.000, emitiu um mandado de busca e apreensão em um escritório em Buenos Aires onde deveria funcionar a sede administrativa da Hotesur, a empresa dos Kirchner, que controla o hotel de luxo Alto Calafate, no sul do país.

    Divulgação
    Fachada do Hotel Alto Calafate, de Cristina Kirchner, cujo escritório foi alvo de mandado
    Fachada do Hotel Alto Calafate, de Cristina Kirchner, cujo escritório foi alvo de mandado

    O negócio não está com papéis em dia e foi acusado, pela deputada de oposição Margarita Stolbizer, de servir como uma fachada para lavar dinheiro.

    Bonadio segue na causa —não foi por essa investigação que ele foi multado, mas, sim, por causa da demora em outros dois processos, uma fraude bancária de um curtume e a venda de um estaleiro.

    Ambos os casos são dos anos 1990, estavam sob sua responsabilidade e prescreveram.

    O representante do governo na comissão é o secretário de Justiça Julián Alvarez, que, originalmente, queria que Bonadio fosse removido do quadro de juízes. Os outros membros, no entanto, não concordaram e decidiram pela diminuição do salário.

    Em uma entrevista a uma rádio, o presidente da associação de magistrados, Luis Maria Cabral, afirmou considerar a sanção ilegítima porque os fundamentos são falsos.

    Segundo ele, o intuito da diminuição do salário é "amedrontar os juízes que investigam", relatando que há alguns colegas que estão preocupados com "esses atropelos".

    Os membros do conselho que votaram a favor da multa ao juiz Bonadio foram acusados na Justiça nesta quinta-feira (4) por Adrian Bastianes, pré-candidato ao governo da província de Buenos Aires, que alega que houve associação ilícita, extorsão, golpe processual e incumprimento de dever de funcionários públicos.

    Quando uma denúncia é feita, há um sorteio para decidir quem é o juiz quem será o responsável e, nesse caso, ela caiu com o próprio Bonadio. Segundo o jornal "Clarín", no entanto, ele deve se declarar impedido.

    Eduardo Amadeo, membro do partido oposicionista PRO, propôs fazer uma vaquinha para pagar ao juiz o montante equivalente à perda salarial que ele terá. Ele ainda se ofereceu para desembolsar os primeiros R$ 300.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024