• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 21:45:36 -03

    'Era preciso tentar algo diferente', diz Obama sobre Cuba

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    19/12/2014 21h44

    Em sua última entrevista neste ano, o presidente dos EUA, Barack Obama, rebateu críticas de que não deveria ter reatado com Cuba por causa da situação dos direitos humanos na ilha caribenha.

    "Se você fez a mesma coisa por anos e nada mudou, então você deve tentar algo diferente se deseja um resultado diferente", afirmou, ressaltando que "este ainda é um regime que reprime o seu povo."

    Ele disse que "a mudança chegará a Cuba" com a nova política dos EUA, mas afirmou que isso não deve acontecer rapidamente.

    "Cuba dependeu durante anos de subsídios da União Soviética e depois da Venezuela. Isso não se sustenta. Quanto mais os cubanos virem o que é possível, mais interessados eles estarão em uma mudança."

    Sobre uma possível viagem à ilha, o presidente disse que "isso ainda não está nos planos". "Ainda sou relativamente jovem. Imagino em algum momento da minha vida visitar Cuba e me relacionar com os cubanos. Mas não há nada específico pelo momento", afirmou.

    Em Cuba, Raúl Castro conduziu a sessão semestral do Parlamento, que ratificou por unanimidade os acordos de reconciliação com os EUA.

    Os 612 deputados da Assembleia Nacional do Poder Popular, entre os quais não há opositores, aprovaram a reaproximação.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024