• Mundo

    Wednesday, 26-Jun-2024 10:12:55 -03

    Polícia dos EUA mata jovem negro em Missouri

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    24/12/2014 07h33 - Atualizado às 10h09

    Um jovem negro de 18 anos foi morto pela polícia em um posto de gasolina nesta terça-feira (23) em subúrbio de Saint Louis, em Missouri.

    Segundo o porta-voz da polícia local, Brian Schellman, um policial estava realizando uma vistoria de rotina no posto de Berkeley, por volta de 23h15, quando abordou dois homens.

    Schellman diz que um dos homens puxou uma arma e apontou para o policial.

    O policial, então, disparou vários tiros, atingindo e matando o suspeito. O segundo homem fugiu.

    Cerca de 60 pessoas se aglomeraram no local e protestaram contra a ação da polícia. A confusão foi registrada em vídeo.

    O nome do jovem, de acordo com o jornal "Louis Post-Dispatch", é Antonio Martin. A polícia não confirma a identidade.
    Berkeley fica a três quilômetros de Ferguson, onde a morte do adolescente negro Michael Brown, em agosto, gerou protestos em todo o país.

    Em novembro, as manifestações foram retomadas depois que um júri de Saint Louis decidiu que não fosse acusado o policial branco que atirou várias vezes contra Michael Brown, que estava desarmado.

    Uma semana depois, protestos se espalharam pelos Estados Unidos novamente. Desta vez, motivados pela decisão de um júri de Nova York de não indiciar um policial branco que matou, em julho, outro cidadão negro desarmado, Eric Garner, após aplicar-lhe uma "gravata" –golpe proibido na polícia de NY.

    Nesta terça, cerca de 200 pessoas marcharam em Nova York em protesto contra a violência racial nos EUA, apesar dos pedidos do prefeito por uma trégua nas manifestações.

    Bill de Blasio pediu nesta segunda-feira (22) que os protestos fossem suspensos até o funeral de dois policiais que provavelmente foram mortos por vingança na cidade.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024