• Mundo

    Saturday, 04-May-2024 04:06:32 -03

    Por investimentos, Cuba torna públicas informações econômicas

    DA REUTERS

    27/12/2014 18h31

    Na última semana, o governo de Cuba tornou públicas mais informações sobre suas finanças externas do que havia feito em uma década.

    A medida, tomada poucos dias após o anúncio da reaproximação com os EUA, é uma tentativa de atrair crédito e investimentos estrangeiros para o país.

    O governo revelou que tem superávit na conta corrente de US$ 1 bilhão para 2014, com o auxílio de remessas estrangeiras e da reexportação do petróleo que compra a preços favoráveis da Venezuela, seu mais próximo aliado.

    Até recentemente segredo de Estado, uma estimativa das reservas em moeda estrangeira também apareceu. Diplomatas ocidentais dizem ter visto a cifra de US$ 10 bilhões, no que parecia ser um relatório econômico oficial.

    Segundo eles, o dado parece razoável, já que Cuba aumentou suas reservas temendo a situação econômica e política da Venezuela. O país também fala em unificar seu sistema monetário duplo e desvalorizar o câmbio, hoje em paridade com o dólar.

    Sedenta por crédito, mas sem poder entrar no mercado de títulos, Cuba renegociou nos últimos quatro anos bilhões de dólares em dívidas com a China, credores comerciais japoneses, o México e a Rússia, obtendo reduções substanciais do que deve em troca de planos de pagamento que possa cumprir.

    Também aumentou significativamente os incentivos fiscais a investimentos estrangeiros, embora as empresas digam que os cortes não são suficientes e reclamem da falta de informações necessárias para decidir sobre investimentos.

    Uma nova rodada de negociações com os países credores pode começar em 2015, após 18 meses de contatos informais, segundo os diplomatas europeus, mas eles dizem que Cuba primeiro terá de abrir sua contabilidade "" o que parece ter começado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024