• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 04:49:18 -03

    Estado Islâmico publica entrevista e fotos de jordaniano capturado

    DA EFE

    30/12/2014 12h56

    A milícia radical Estado Islâmico (EI) publicou nesta terça-feira (30) uma foto do piloto jordaniano Muaz Kasasbeh em seu cativeiro na edição mais recente de sua revista de propaganda Dabiq, difundida nesta terça na internet.

    Na publicação, Kassabeh aparece com um uniforme laranja semelhante aos que outros sequestrados pela milícia costumam vestir.

    A foto encabeça um artigo de propaganda chamado "A captura de um piloto das cruzadas", que continha uma entrevista com Kasasbeh.

    O avião do piloto jordaniano caiu na última quarta-feira (24) na província síria de Raqqa, quando participava de bombardeios da coalizão internacional que combate o Estado Islâmico.

    A milícia assegura que abateu a aeronave, informação negada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que afirmou que se tratou de um acidente.

    Welayat Raqa/AFP
    Muaz Kasasbeh (de branco) é cercado por militantes do EI após queda de seu avião na Síria
    Muaz Kasasbeh (de branco) é cercado por militantes do EI após queda de seu avião na Síria

    Na entrevista a Kasasbeh, o Estado Islâmico oferece detalhes para embasar sua versão de que o avião foi abatido por suas baterias antiaéreas.

    No artigo, o piloto responde como funciona o operativo da coalizão internacional contra o Estado Islâmico e quais países participam.

    Por fim, lhe perguntam se ele sabe seu destino. O jordaniano responde "Sim. Me matarão".

    O texto é ilustrado com outras imagens da captura do prisioneiro e até mesmo antes dela, como numa em que está em seu país natal saudando ao rei Abdallah da Jordânia, junto com outros soldados.

    O Estado Islâmico proclamou um califado no Iraque e na Síria no final de junho. Desde então, publica a revista Dabiq na internet como forma de propaganda de sua ideologia e com notícias das batalhas.

    A edição com a entrevista de Kasasbeh é a de número seis.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024