• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 03:17:56 -03

    Indonésia desmente ter encontrado fuselagem de Airbus A320 da AirAsia

    DA EFE

    31/12/2014 02h36

    As autoridades da Indonésia desmentiram na tarde desta quarta-feira (31) terem encontrado a fuselagem do Airbus A320-200 da AirAsia, que caiu no último domingo (28) com 162 pessoas a bordo no mar de Java.

    Inicialmente, o chefe do resgate, Muhammad Hernanto, disse que um sonar havia detectado o avião no fundo do mar, na profundidade entre 30 e 50 metros, a 3 km da região onde foram avistados na terça (30) os primeiros destroços da aeronave.

    Horas depois, a informação foi desmentida pelo diretor da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo. "Até agora não encontramos o avião. Nós só achamos sete corpos neste dia."

    Até o momento foram encontrados os corpos de sete vítimas do voo da AirAsia, entre eles o de uma aeromoça, mas o mau tempo na região está dificultando os trabalhos de resgate.

    As equipes tentam também localizar e recuperar as caixas-pretas do avião para saber o que causou o acidente.

    O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia.

    Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (copiloto), um malaio e um cingapuriano.

    O piloto solicitou à torre de controle para fazer um desvio à esquerda na rota e subir de 32 mil para 38 mil pés, com o objetivo de evitar uma tempestade. A alteração de curso foi aprovada, mas a elevação negada porque outra aeronave já trafegava na mesma altitude.

    Minutos depois, quando os controladores de voo tentaram entrar em contato para informar que o avião da AirAsia estava autorizado a subir até 34 mil pés, não houve resposta. A aeronave já havia desaparecido dos radares.

    Editoria de arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024