• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 11:16:22 -03

    França eleva alerta de segurança e reforça proteção após ataque em Paris

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    07/01/2015 12h55

    A França elevou seu alerta de segurança para o nível mais alto e reforçou as medidas de proteção em casas de prece, lojas, sedes de empresas de mídia e meios de transporte após um ataque deixar 12 mortos no jornal satírico "Charlie Hebdo" em Paris. Entre os mortos estão o editor e três cartunistas.

    Altas autoridades do governo realizaram uma reunião de emergência. Escolas em toda a capital francesa foram fechadas.

    Mascarados, três atiradores gritando "Allahu akbar!" (Deus é maior) invadiram a sede da publicação satírica em Paris e depois escaparam em um carro que estava à espera. O ataque é o mais mortífero a acontecer em Paris em ao menos duas décadas.

    Veja vídeo

    O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, disse que as forças de segurança estão atrás dos três atiradores que atacaram a publicação, cujas caricaturas do profeta Maomé frequentemente atraíram atenção dos muçulmanos.

    O presidente francês, François Hollande, afirmou que a ação "é um ataque terrorista sem dúvida", afirmando que vários outros atentados foram frustrados na França "em semanas recentes".

    Nenhum grupo reivindicou responsabilidade pela ação.

    Líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, repudiaram o ataque, mas os partidários da facção islâmica radical Estado Islâmico celebraram as mortes afirmando que são uma vingança merecida contra a França.

    A milícia repetidamente ameaçou atacar o país.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024