• Mundo

    Wednesday, 08-May-2024 08:25:35 -03

    EUA apelam para que blogueiro saudita não seja açoitado

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    08/01/2015 20h51

    O Departamento de Estado americano pediu que a Arábia Saudita, aliada dos EUA, reveja o caso do blogueiro Raif Badawi, acusado de insultar o islã, e suspenda sua punição.

    Em maio, Badawi, que era dono do fórum on-line Liberais Sauditas Livres, foi condenado a dez anos de prisão, ao pagamento de uma multa de cerca de US$ 260 mil e a mil chicotadas. O início de seu açoitamento público foi marcado para esta sexta (9), do lado de fora de uma mesquita em Jidda.

    Segundo a Anistia Internacional (AI), a sentença prevê que o blogueiro receba 50 chicotadas, uma vez por semana, ao longo de 20 semanas.

    "É horrível pensar que um castigo tão cruel será imposto a alguém que apenas ousou criar um fórum público para a discussão e o exercício pacífico do direito à liberdade de expressão", disse Philip Luther, diretor da AI para o Oriente Médio e o norte da África.

    Falando sob anonimato à agência Associated Press, uma fonte próxima ao caso disse que a punição a Badawi está sendo usada como exemplo pelo governo saudita.

    O advogado do blogueiro, Walid Abul-Khair, também foi condenado pela Justiça do país –a 15 anos de prisão e mais 15 impedido de viajar, sob a acusação de tentar solapar o regime, açular a opinião pública e insultar o Judiciário.

    "O governo dos Estados Unidos insta as autoridades sauditas a que cancelem essa punição brutal e revejam o caso e a sentença de Badawi", disse a porta-voz do Departamento de Estado americano, Jen Psaki, em comunicado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024