• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 15:11:47 -03

    Jornal israelense apaga Merkel de foto de marcha em Paris

    AP

    14/01/2015 18h06

    Os leitores de um jornal judaico ultraortodoxo de Israel não notaram a presença da a chanceler alemã Angela Merkel na manifestação que aconteceu em Paris no domingo (11) após os ataques terroristas que deixaram 17 mortos na França na semana passada.

    Isso porque o "Hamevaser" removeu a chanceler de uma foto da manifestação por meio de técnicas de manipulação digital.

    Na foto original, diversos chefes de Estado, incluindo Merkel, aparecem de braços dados na linha de frente da passeata em solidariedade às vítimas dos atentados terroristas.

    AP
    Jornal "Hamevaser" apaga Merkel e outras mulheres de foto de marcha no domingo (11) em Paris
    Jornal "Hamevaser" apaga Merkel e outras mulheres de foto de marcha no domingo (11) em Paris

    Na comunidade ultraortodoxa, fotografias de mulheres, em geral, não são publicadas em jornais e revistas por questões de pudor.

    "O corpo de uma mulher não deve ser visto e fotografado ou exposto diante de homens", disse Youssef Haim, morador de um bairro ultraortodoxo de Jerusalém.

    Binyamin Lipkin, editor do "Hamevaser", afirmou a um canal televisivo de Israel que "incluir a foto de uma mulher em algo tão sagrado pode profanar a memória dos mártires".

    O jornal também apagou da foto Anne Hidalgo, prefeita de Paris, e Federica Mogherini, chefe da diplomacia da União Europeia.

    A manifestação em solidariedade às vítimas dos ataques terroristas na França levou 3,7 milhões de pessoas às ruas de Paris no domingo (11). 40 líderes mundiais compareceram à marcha.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024