• Mundo

    Tuesday, 21-May-2024 15:42:41 -03

    Moradores de cidade da Dinamarca aceitam ter filhos para manter serviços

    HELEN RUSSELL
    DO "GUARDIAN"

    16/01/2015 11h59

    Eles tentaram de tudo, de missas com tema carnal a sites de encontros para pessoas interessadas em ter filhos o mais rápido possível, creches noturnas para facilitar encontros românticos, campanhas publicitárias e até sorteios de prêmios para as mulheres que tivessem resultados positivos em seus testes de gravidez.

    Mas agora, cidadãos de uma área rural da Dinamarca desenvolveram uma nova ideia para ajudar na recuperação do índice de natalidade em queda no país.

    Os moradores de Thisted, um município dinamarquês no noroeste da Jutlândia, fizeram um acordo com o legislativo local que dispõe que procriem ao máximo nos próximos anos, a fim de ajudar a manter em funcionamento os serviços públicos subempregados.

    Em troca, os políticos locais prometeram manter escolas, creches e recursos de lazer em funcionamento - sob a condição de que os pais produzam crianças suficientes para ocupá-los.

    Lars Sloth, diretor do conselho legislativo de Thisted, explica que "tivemos uma audiência com a comunidade local e perguntamos a eles o que se poderia fazer sobre o fechamento de instituições e sobre o número muito baixo de bebês em nossa área. Uma organização de cidadãos sugeriu esse 'acordo' como opção".

    Acostumar-se à ideia não foi fácil. "É um modo incomum de fazer as coisas" - opa, o que pode haver de mais sexy que um memorando do conselho legislativo local? -, "mas precisávamos fazer alguma coisa para salvar nossa cidade e manter determinado número de crianças na comunidade", completa Sloth.

    O índice de natalidade dinamarquês é um dos mais baixos da Europa, com 1,7 criança por família, e em Thisted ele é ainda mais baixo, com 1,6 filho por família, de acordo com o Legislativo local.

    Thisted também enfrenta problemas para manter sua atual população de 14 mil pessoas. Muitos jovens deixam a área para os estudos universitários e poucos retornam depois de concluir sua educação.

    "Hoje em dia, os jovens preferem a vida urbana", diz Sloth. "Thisted é uma área bonita, mas bem vazia. Não muita coisa acontece, por aqui".

    É uma avaliação mais que justa. Em 2007, um policial descobriu que um eremita vivia na floresta há três anos, se alimentando de ovos, sem que ninguém o incomodasse, e o site de turismo da região menciona uma loja de velas como uma das três principais atrações da área.

    Metrópole empolgante Thisted nunca foi. "Mas o surfe aqui é ótimo", diz Sloth. "O apelido da área é 'Havaí gelado'".

    Desconsiderando o surfe por um momento, Sloth espera que novas medidas ajudem a região a florescer nos próximos anos. "A ameaça de fechamento de escolas desapareceu, por enquanto", ele diz. "Só precisamos descobrir como monitorar o plano e determinar quantas crianças adicionais ele produz. Nossa intenção é criar uma comunidade vibrante e atrair novas famílias".

    O clima em Thisted é de apoio. "Muita gente está empolgada com o novo plano", diz Sloth, e casais jovens estão entre os maiores entusiastas. "Houve interesse também de outras regiões; vamos esperar para ver os resultados".

    Sloth já fez sua parte. "Tenho uma família grande, com três filhos", ele diz, "e por isso agora é a vez de os outros fazerem sua parte".

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024