• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 02:50:20 -03

    Presidenciáveis em 2016, Mitt Romney e Jeb Bush se encontrarão em Utah

    JONATHAN MARTIN
    DO "NEW YORK TIMES", EM WASHINGTON

    22/01/2015 12h24

    Jeb Bush e Mitt Romney devem realizar uma reunião privativa esta semana no Utah, o que traz a possibilidade de que os dois ex-governadores encontrem uma maneira de evitar campanhas presidenciais concorrentes, que dividiriam a liderança republicana no ano que vem, disseram dois importantes membros do Partido Republicano na noite de quarta-feira.

    A reunião foi planejada antes que Romney anunciasse, de surpresa, duas semanas atrás, em uma reunião com doadores de campanha, que estava pensando em participar pela terceira vez da corrida pela Casa Branca.

    Bush propôs o encontro, de acordo com um dos membros do partido informado sobre o planejamento, que não quis que seu nome fosse mencionado porque estava discutindo uma reunião sigilosa.

    Justin Sullivan/Getty Images/AFP
    Mitt Romney dyrante campanha presidencial em 2012
    Mitt Romney dyrante campanha presidencial em 2012

    A ideia original era de que Bush - que anunciou suas ambições presidenciais em dezembro - expressasse seu respeito pelo candidato do Partido Republicano em 2012. A reunião ficou nas agendas dos dois mesmo depois que Romney decidiu testar as águas de uma nova candidatura presidencial, o que pode tornar o encontro desconfortável.

    Assessores de Bush e Romney não responderam a pedidos de comentários.

    Os dois vêm telefonando a doadores e líderes do Partido Republicano, para sondá-los e obter adesões antes do que poderia ser uma campanha agressiva de primárias.

    Em alguns casos, Bush e Romney estão ligando para as mesmas pessoas com apenas algumas horas de diferença. Muitos dos doadores e dos políticos eleitos do partido que eles estão cultivando prefeririam evitar uma colisão entre os dois que poderia colocar em risco as chances do partido na eleição em si.

    Bush, antigo governador da Flórida, e Romney, que foi governador de Massachusetts, não são nem amigos e nem adversários.

    Mas Bush ofereceu pouca ajuda a Romney em suas campanhas presidenciais em 2008 e 2012, e a tensão entre eles cresceu depois que Bush disse estar estudando uma possível candidatura presidencial.

    Bush criticou a maneira pela qual Romney conduziu sua campanha em 2012, e Romney questionou em foro privado se Bush, que nos últimos anos vem trabalhando para o setor financeiro, não estaria vulnerável ao tipo de ataque que tanto prejudicou sua campanha contra o presidente Barack Obama em 2012.

    Os dois republicanos têm conexões firmes com importantes doadores de verbas para o partido, e Bush, filho de um ex-presidente e irmão de outro, já obteve promessas de apoio.

    Mas a expressão de interesse de Romney, anunciada publicamente em um discurso ao Comitê Nacional Republicano na semana passada em San Diego, levou alguns dos organizadores de arrecadação de fundos do partido, figuras muito procuradas nos anos de eleição, a suspender qualquer adesão até que Romney se pronuncie.

    A liderança dos republicanos está ansiosa para que Romney declare claramente suas intenções, mas ele afirmou em um discurso na Califórnia segunda-feira que não tinha um cronograma para tomar uma decisão.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024