• Mundo

    Sunday, 19-May-2024 15:41:45 -03

    Indonésia suspende buscas por vítimas da queda do avião da AirAsia

    DA EFE

    27/01/2015 08h45

    As Forças Armadas da Indonésia suspenderam nesta terça-feira (27) as operações de resgate do avião da AirAsia que caiu no mar de Java em 28 de dezembro com 162 pessoas a bordo, informou a mídia local.

    O contra-almirante Widodo anunciou a retirada dos efetivos que nos últimos dias tentaram sem êxito trazer a fuselagem da aeronave para a superfície.

    A maioria dos especialistas que acompanham as buscas acreditam que a maior parte dos corpos que ainda não foram encontrados se encontram preso às ferragens.

    As buscas duraram 30 dias. "Pedimos desculpas às famílias das vítimas. Fizemos o que pudemos para encontrar os corpos desaparecidos", disse Widodo.

    Durante as operações, 70 cádaveres foram recuperados. As caixas-pretas também foram encontradas, e as equipes devem apresentar na quarta um relatório preliminar sobre seu conteúdo, que é importante para determinar o que exatamente se passou dentro do avião.

    QUEDA

    O voo QZ8501 decolou da cidade de Surabaia às 5h20 locais do dia 28 de dezembro de 2014 e deveria chegar a Cingapura duas horas depois, mas caiu no mar de Java após 40 minutos de voo.

    O piloto chamou a torre de controle na Indonésia quando sobrevoava o mar de Java pelo sul de Bornéu e solicitou permissão para virar à esquerda e subir desde 32 mil pés de altitude até os 38 mil para fugir de uma tempestade.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Mapa mostra onde foram encontrados corpos e partes do voo da AirAsia
    Mapa mostra onde foram encontrados corpos e partes do voo da AirAsia

    A permissão foi negada, já que havia outra aeronave nas coordenadas pedidas pelo piloto.

    Entretanto, a torre autorizou que o voo subisse para os 34 mil pés instantes depois, mas não conseguiu mais contato com a aeronave.

    O Airbus 320-200 transportava três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malasiano, um cidadão de Cingapura e 155 indonésios, entre passageiros e uma tripulação de sete pessoas. 

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024