• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 06:05:22 -03

    Ataque do Boko Haram a cidade em Camarões mata ao menos 90 pessoas

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    06/02/2015 00h12

    Pelo menos 90 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas em um ataque do grupo radical islâmico Boko Haram na pequena cidade camaronesa de Fotokol, na fronteira com a Nigéria, nos últimos dois dias, segundo autoridades de Camarões.

    O massacre, executado por cerca de 800 homens, seria uma retaliação à retomada da cidade de Gamboru, do outro lado da fronteira, na Nigéria, pela força militar conjunta do país e do Chade, numa ação que teria matado mais de 250 extremistas.

    Stephane Yas - 3.fev.2015/AFP
    Soldados do Chade patrulham cidade de Fotokol, em Camarões
    Soldados do Chade patrulham cidade de Fotokol, em Camarões

    O grupo invadiu Fotokol atirando e incendiou "igrejas, mesquitas e vilarejos", segundo o ministro de Comunicação do Camarões, Issa Tchiroma Bakari. "Eles mataram jovens que resistiram a se unir a eles para lutar contra as forças camaronesas", disse o ministro na quinta-feira (5).

    "Consideramos o Boko Haram um câncer, e se a comunidade internacional não colocar seu foco sobre essa doença, ela vai se espalhar não só pela África Central, mas por outras regiões, por todo o continente", afirmou Bakari.

    Autoridades da União Africana estavam finalizando planos, nesta quinta, de instalar uma força multinacional para conter o avanço do Boko Haram.

    Na última semana, o bloco africano já havia autorizado a formação de uma força de 7.500 homens da Nigéria, de Camarões, do Chade, do Níger e de Benin.

    O presidente francês, François Hollande, disse que irá ajudar com armas, apoio logístico e operacional.

    A milícia radical, que quer impor um califado no norte da Nigéria, tem intensificado seus ataques diante da proximidade das eleições presidenciais nigerianas, que ocorrem no próximo dia 14.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024