• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 01:28:21 -03

    Estado Islâmico será derrotado, diz Obama sobre autorização de guerra

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    11/02/2015 19h03

    O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (11) que a coalizão liderada pelos EUA será bem-sucedida em destruir o Estado Islâmico.

    Obama falou na Casa Branca depois de submeter seu pedido para uma nova autorização de uso de força militar contra a facção radical.

    De acordo com ele, seu novo pedido de poderes de guerra não se tornará uma autorização para outro conflito terrestre como as travados pelos EUA no Iraque e no Afeganistão.

    Jonathan Ernst/Reuters
    Presidente dos EUA, Barack Obama, faz pronunciamento nesta quarta-feira
    Presidente dos EUA, Barack Obama, faz pronunciamento nesta quarta-feira

    Segundo o líder americano, o anteprojeto barraria qualquer invasão em larga escala por tropas terrestres dos EUA, afirmando que uma ação desse tipo não é necessária para combater a milícia.

    Mas o presidente disse que ele poderia enviar forças especiais se os EUA tiverem inteligência suficiente sobre onde estão reunidos os líderes do Estado Islâmico, por exemplo.

    De acordo com ele, a missão é difícil e continuará assim por algum tempo. Mas ele diz que a coalizão liderada pelos EUA está na ofensiva.

    Obama afirmou que consultou os democratas e os republicanos no Congresso antes de submeter o pedido para uma autorização para o uso de força militar contra o Estado Islâmico.

    Segundo Obama, a autorização se limitaria a três anos, para dar a seu sucessor a oportunidade de reavaliar a situação com o Congresso.

    Editoria de Arte
    OS PRINCIPAIS PONTOS DO PROJETO PARA COMBATER O EI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024