• Mundo

    Tuesday, 07-May-2024 21:08:18 -03

    Maduro anuncia a prisão de cidadãos americanos

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    01/03/2015 04h23

    A resposta do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aos supostos planos golpistas que ele atribui aos Estados Unidos, hoje, incluiu anúncios sobre a existência de prisioneiros norte-americanos, sendo um piloto, por suspeita de espionagem.

    Maduro ainda declarou que seu governo pediria uma redução do número de funcionários da embaixada americana em Caracas e que iria vetar a entrada de algumas autoridades norte-americanas, como o ex-presidente George W. Bush, o ex-vice-presidente Dick Cheney e o senador Bob Menendez, no país, em retaliação a uma medida semelhante adotada pelo governo americano em 2014. A Venezuela também passaria a exigir a obtenção de visto pelos cidadãos americanos antes de visitar o país, disse Maduro em comício.

    "Nós capturamos alguns cidadãos americanos em atividades sigilosas de espionagem, tentando aliciar pessoas em cidades ao longo da costa venezuelana", disse ele, acrescentando que se tratava de um piloto norte-americano detido no estado de Táchira. Segundo o presidente venezuelano, o piloto da aeronave norte-americana é de origem latina e portava vários documentos.

    Para a oposição, Maduro se utiliza de uma cortina de fumaça para desviar o foco da crise econômica mais grave já vivida pelo país.

    Um porta-voz da embaixada dos EUA em Caracas disse que não comentaria as declarações de Maduro, citando a falta de qualquer comunicação oficial diplomática com o governo venezuelano.

    Um funcionário do governo do presidente dos EUA, Barack Obama amplamente rejeitou as acusações de Caracas.

    "As alegações contínuas de que os Estados Unidos estejam envolvidos nos esforços para desestabilizar o governo venezuelano são infundadas e falsas", disse o alto funcionário do governo, falando sob condição de anonimato.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024