• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 06:34:04 -03

    Motorista ataca pedestres e deixa ao menos cinco feridos em Jerusalém

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    06/03/2015 06h38

    Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira (6) quando um motorista palestino avançou sobre um ponto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Jerusalém. O atropelador foi baleado por policiais de Israel e está gravemente ferido.

    A ação, qualificada pelas autoridades israelenses como um ataque terrorista, ocorreu na principal via que divide a cidade entre os lados ocidental, dominado pelos judeus, e oriental, predominantemente palestino.

    Ammar Awad/Reuters
    Médicos socorrem vítima de ataque feito por motorista que avançou contra grupo de pedestres e depois tentou esfaqueá-los m Jerusalém
    Médicos socorrem vítima de ataque feito por motorista que avançou contra pedestres em Jerusalém

    Os feridos são quatro membros das forças de segurança de Israel e um ciclista de 51 anos, que não correm risco de morrer. Segundo a polícia, o motorista ainda tentou esfaquear pedestres após o atropelamento antes de ser baleado pelos agentes.

    Ainda não se sabe se o autor do ataque tem relação com algum grupo extremista palestino. Em outubro e novembro, ataques similares ocorreram em Jerusalém, o que elevou a tensão na região por várias semanas.

    Em 22 de outubro, um palestino de 21 anos invadiu uma parada do VLT de Jerusalém, matando uma mulher israelense com cidadania americana e sua filha de três meses, além de ferir outras cinco pessoas.

    Duas semanas depois, em 5 de novembro, outro motorista matou um guarda de fronteira e feriu nove pessoas em mais um atropelamento em um ponto do sistema de transporte público. Os dois atropeladores foram mortos pela polícia.

    O atropelamento acontece em meio à festa judaica do Purin, que comemora a salvação de judeus persas que estavam presos na Babilônia. A celebração, que ocorre com fanfarras e pessoas fantasiadas, terá a segurança reforçada.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024