• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 12:09:25 -03

    Ausência de Putin em eventos públicos alimenta rumores de morte na web

    DE SÃO PAULO
    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    13/03/2015 17h12

    Vladimir Putin está de volta. Após uma semana sem aparecer em público, o presidente russo, de 63 anos, teria se encontrado, nesta sexta (13), com o líder da Suprema Corte da Rússia.

    Quer dizer, isso se você acredita no serviço de imprensa do Kremlin. O evento não foi aberto a jornalistas, com fotos e vídeos tendo sido divulgados pelo governo russo.

    Alexei Druginyn/Efe
    Presidente Vladimir Putin em encontro com líder da Justiça russa, em foto divulgada nesta sexta (13)
    Presidente Vladimir Putin em encontro com líder da Justiça russa, em foto divulgada nesta sexta (13)

    O último ato público de Putin foi no dia 5 de março, quando ele se encontrou com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

    No entanto, depois disso, o presidente cancelou uma série de compromissos da sua agenda e adiou uma viagem que faria ao Cazaquistão, na quarta (11). Também cessaram as frequentes aparições do presidente na TV estatal, que acompanha "religiosamente" seus compromissos, segundo o jornal "Wall Street Journal".

    Ao falar sobre o adiamento de quarta, o porta-voz do governo cazaque, Dauren Abayev, recusou-se a dar uma explicação para o fato. Foi quando uma fonte da agência de notícias Reuters no país afirmou que o cancelamento havia ocorrido por motivos de saúde.

    RUMORES

    A partir de então, os rumores pipocaram na web. Houve boatos para todos os gostos, desde os que diziam que Putin estava apenas com uma febre, até os que já o consideravam morto.

    Outros defenderam que sua ausência deveu-se ao nascimento de um filho com a ginasta olímpica Alina Kabayena. O parto teria ocorrido na Suíça. O Kremlin nega qualquer relacionamento do presidente com a atleta. Putin está divorciado desde 2014.

    No YouTube, um vídeo produzido por crianças ucranianas também cogita a abdução de Putin por extraterrestres.

    A hashtag #putinumer (Putin morreu) já está nos "trending topics" do Twitter, e um website (putinumer.com) foi criado para se dedicar ao tema: "Olhe pela janela", diz a página, "as pessoas estão dançando, comemorando, soltando fogos de artifício? Não? Então ele ainda não morreu".

    APERTO DE MÃO

    Uma tentativa do Kremlin de acabar com a polêmica piorou a situação. O porta-voz do presidente, Dmitri Peskov, disse que Putin estava bem, que continuava a trabalhar "exaustivamente" em documentos e a "quebrar mãos" (referência ao seu forte cumprimento). O sumiço devia-se apenas à agenda lotada.

    E para mostrar que tudo não passava de um mal-entendido, o Kremlin liberou fotos de Putin em que ele encontrava o líder da região de Karelia, dando a entender que a reunião havia ocorrido naquele dia, quarta (11). O problema é que a imprensa russa contestou a imagem, dizendo que, na verdade, ela havia sido clicada no dia 4 de março, ou seja, um dia antes do "desaparecimento" de Putin.

    Além disso, segundo o "The Moscow Times", na época da Presidência de Boris Yeltsin, na década de 1990, era comum que o porta-voz do governo dissesse que Yeltsin estava "trabalhando em documentos" quando, na verdade, ele estava doente. Nessas ocasiões, para assegurar os jornalistas que se tratava apenas de uma situação passageira, o porta-voz também mencionava o forte aperto de mão do presidente.

    Frente às dúvidas, resta esperar pela segunda-feira (16), quando Putin tem um encontro marcado com o presidente do Quirguistão, Almazbek Atambayev, em São Petersburgo. Na quarta (18), ele também se reunirá com o líder da Ossétia do Sul em Moscou.

    HOMEM VIRIL E SAUDÁVEL

    Em seus 15 anos na liderança do país, Putin construiu uma imagem de líder viril e saudável. Não faltam imagens na internet em que ele aparece sem camisa, cavalgando, lutando judô, caçando e pescando.

    Ria Novosti/Reuters
    Então premiê, Vladimir Putin faz passeio a cavalo em Tuva, sul da Sibéria, na Rússia, em agosto de 2009
    Então premiê, Vladimir Putin faz passeio a cavalo em Tuva, sul da Sibéria, na Rússia, em 2009

    Em 2012, após cancelar algumas viagens internacionais, também circularam rumores sobre a saúde de Putin. Na época, segundo o jornal inglês "Guardian", a imprensa russa reportou que ele havia sofrido um acidente enquanto voava de asa-delta, e estava com a coluna machucada.

    Em 2010, o líder também apareceu em uma conferência na Ucrânia com o que parecia ser uma exagerada maquiagem cobrindo os olhos. A imprensa russa, então, cogitou que se tratava de uma injeção de botox que havia dado errado.

    Sergei Chuzavkov/AP
    Vladimir Putin, então premiê, com suposto olho roxo na Ucrânia em 2010
    Vladimir Putin, então premiê, com suposto olho roxo na Ucrânia em 2010

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024