• Mundo

    Tuesday, 25-Jun-2024 22:22:50 -03

    Netanyahu afirma que, se eleito, não dividirá Jerusalém

    DIOGO BERCITO
    ENVIADO ESPECIAL A JERUSALÉM

    16/03/2015 02h00

    Eleitores da direita israelense se reuniram neste domingo (15) em Tel Aviv em um comício liderado pelo premiê Binyamin Netanyahu, cujo partido, Likud, aparece em segundo lugar nas pesquisas.

    À multidão, estimada em 15 mil pessoas pela polícia, Netanyahu alertou sobre o risco de um governo de esquerda ser formado no país e afirmou que jamais dividirá Jerusalém.

    No discurso, o premiê reafirmou que segurança nacional é sua prioridade. O Likud repete a ideia de que um governo de esquerda prejudicaria a segurança do Estado de Israel.

    Netanyahu viu sua popularidade cair nas últimas semanas, após ter convocado eleições antecipadas, e corre agora o risco de perder o cargo. Ele recentemente afirmou haver conspiração internacional para derrubá-lo.

    Isaac Herzog, líder da aliança de esquerda União Sionista, também falou neste domingo. Em Tel Aviv, comprometeu-se a erradicar a pobreza. A economia do país, que enfrenta sérios desafios, é uma de suas plataformas.

    Outros candidatos também se reuniram com eleitores, como Yair Lapid (do Yesh Atid, de centro) e Zehava Galon (do Meretz, de esquerda).

    Apesar de as campanhas apontarem Herzog como o vencedor do pleito de terça-feira, isso não significa que ele será o premiê. O cargo depende de conseguir a formação de uma coalizão. (DB)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024