• Mundo

    Wednesday, 08-May-2024 09:00:02 -03

    EUA devem retirar tropas do Iêmen por falta de segurança, diz CNN

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    21/03/2015 12h34

    Os Estados Unidos devem retirar cem soldados de operações especiais do Iêmen por conta da crescente falta de segurança no país, segundo reportou a CNN.

    De acordo com a rede de televisão, que cita "fontes na região próximas ao assunto", essas tropas eram responsáveis por conduzir operações contra a al Qaeda e são as únicas do país ainda baseadas no Iêmen.

    Os Estados Unidos já haviam fechado sua embaixada em Sanaa no último mês, depois que rebeldes Houthi tomaram controle da capital do país.

    Nesta sexta-feira (20), um ataque coordenado de ao menos quatro homens-bomba contra mesquitas usadas por partidários de rebeldes xiitas deixou ao menos 137 mortos e mais de 350 feridos na cidade. Os números são da agência oficial de notícias, Sada.

    O braço do Estado Islâmico no Iêmen reivindicou o atentado, o mais mortífero a acontecer no país em anos.

    No entanto, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que o governo americano ainda não encontrou indícios que apontem a participação da facção na tragédia. Segundo ele, o EI costuma reivindicar ataques, mesmo os não cometidos por ele, para fins de propaganda.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024