• Mundo

    Friday, 17-May-2024 00:13:58 -03

    Investigadores recuperam áudio de caixa-preta após acidente na França

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    25/03/2015 13h41

    As equipes que investigam o acidente com um avião da Germanwings conseguiram recuperar um áudio da caixa-preta de dados de voz, encontrada na terça-feira (24).

    "Conseguimos extrair um arquivo de áudio utilizável", disse o diretor da agência investigativa de aviação da França, Remi Jouty, que evitou dar detalhes sobre o arquivo.

    De acordo com Jouty, o material inclui sons e vozes. Ele, porém, afirmou que ainda é muito cedo para chegar a conclusões sobre a gravação, com a expectativa de que as informações sobre o conteúdo sejam obtidas nos próximos dias.

    Previamente, o presidente francês, François Hollande, afirmou que o invólucro da caixa-preta que registra os dados de voo foi encontrada nesta quarta-feira (25), mas não a caixa-preta em si. Jouty, porém, disse que não poderia confirmar essa informação.

    Embora tenha dito que ainda é muito cedo para chegar a conclusões, o diretor da agência investigativa de aviação afirmou que o acidente parece não ter sido causado por despressurização e rejeitou a possibilidade de uma explosão no ar.

    "Os destroços no local do acidente não são característicos de um avião que explodiu durante o voo; eles sugerem que a aeronave atingiu o solo e então se despedaçou", afirmou.

    Falando ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, e do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, Hollande prometeu que o investigadores farão todo o possível para determinar o que causou o acidente. Os três líderes visitaram o local do acidente.

    A maioria das vítimas são alemãs e espanholas, incluindo 16 estudantes alemães que retornavam a Düsseldorf, Alemanha, após um intercâmbio na região de Barcelona, Espanha.

    A caixa-preta cujo conteúdo estaria desaparecido registra 25 horas de informações válidas sobre a posição do avião e sobre a condição de quase todas as grandes partes da aeronave.

    O avião, um Airbus A320 operado pela companhia de baixo-custo Germanwings, estava a caminho de Düsseldorf após decolar de Barcelona.

    A aeronave começou a perder altitude depois de atingir chegar a 38 mil pés e chocou-se com os Alpes franceses, deixando 150 mortos —144 passageiros e seis tripulantes.

    Editoria Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024