• Mundo

    Monday, 06-May-2024 19:13:21 -03

    Explosão destrói parte de prédio em NY; causa seria vazamento de gás

    GIULIANA VALLONE
    DE NOVA YORK

    26/03/2015 17h39

    Uma explosão, seguida de um incêndio de grandes proporções, causou o desabamento parcial de dois prédios na região do East Village, em Nova York, na tarde desta quinta-feira (26).

    Ao menos 12 pessoas ficaram feridas, três em estado grave -elas foram levadas a hospitais da região. Outros dois prédios sofreram danos relacionados ao incêndio.

    "O impacto inicial parece ter sido causado por serviços de gás e encanamento que estavam sendo realizados no número 121 da Segunda Avenida", afirmou o prefeito, Bill de Blasio, em entrevista coletiva no local da explosão, onde funcionaria um restaurante japonês -mas há apartamentos residenciais nos andares de cima.

    Scott Westerfeld/Reuters
    Chamas saem de prédio em Nova York onde ocorreu a explosão
    Chamas saem de prédio em Nova York onde ocorreu a explosão

    De acordo com o prefeito, não havia nenhum relato adicional de pessoas desaparecidas até o início da noite desta quinta.

    A explosão aconteceu por volta das 15h20 locais (16h20 no Brasil). Chamas alaranjadas e fumaça escura subiam da fachada e do teto do prédio de cinco andares, perto de vários edifícios da Universidade de Nova York e da área do Washington Square Park.

    "Ouvi um barulho muito forte, mas achei que fosse algo grande caindo de um caminhão. Explosões são raras, especialmente nessa parte de Manhattan", afirmou Lino Contreras, 24, que trabalha em um restaurante próximo. "Mas pouco depois começamos a enxergar muita fumaça, não dava para respirar."

    Paul Kennedy, funcionário de um café na esquina ao lado dos prédios atingidos, afirmou que ouviu um barulho forte e sentiu as paredes tremerem.

    Andrew Gombert/Efe
    Bombeiros combatem o incêndio que se seguiu à explosão em Nova York
    Bombeiros combatem o incêndio que se seguiu à explosão em Nova York

    "Fui ao local para ver o que havia acontecido e as paredes dos primeiros andares do prédio não estavam mais lá", contou à Folha. "Cerca de 20 minutos depois, o fogo começou."

    Segundo ele, um homem ferido no olho por pedaços de vidro decorrentes da explosão estava deitado no chão, ainda esperando socorro. "Ele pareceu ter perdido o olho, foi horrível."

    Ainda de acordo com Kennedy, um homem subiu no prédio após a explosão para verificar se havia moradores precisando de ajuda. Uma jovem foi ajudada por pedestres a sair pela escada de emergência do edifício.

    Por medo de novos desabamentos, as autoridades isolaram a região em que estão os edifícios atingidos. Só moradores de prédios da região, bombeiros e policiais foram autorizados a circular pelo local. Cerca de 250 bombeiros trabalhavam para conter o fogo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024