• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 18:41:40 -03

    Lufthansa passa a exigir duas pessoas nas cabines dos aviões

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    27/03/2015 15h08

    A Lufthansa informou nesta sexta-feira (27) que aplicará as novas regras para que dois membros da tripulação sempre estejam na cabine dos aviões, em reação à queda do Airbus A320 da Germanwings na última terça (24). Além disso, a companhia nomeará um piloto-chefe para revisar a política de segurança da empresa.

    O avião, que fazia o voo 4U9525 entre Barcelona e Düsseldorf, levava 150 pessoas a bordo. Segundo a Promotoria francesa, o copiloto Andreas Lubitz se trancou na cabine e derrubou a aeronave de forma deliberada. Todos morreram.

    A mudança atinge todas as subsidiárias da empresa –Germanwings, Austrian Airlines, Swiss Air e Eurowings–, além da própria Lufthansa. Na quinta (27), a empresa não via razão para mudar os procedimentos.

    A decisão foi adotada após a associação alemã de aviação informar que todas as empresas seguissem a regra. Desde a última quarta (25), empresas como easyJet, Air Canada, Virgin Atlantic, Thomas Cook, Norwegian Air e TAP tomaram a medida.

    Nesta sexta, a Agência Europeia de Segurança Aérea emitiu uma recomendação provisória às autoridades dos países da União Europeia pedindo a presença de duas pessoas autorizadas nas cabines dos pilotos durante todo o voo.

    Segundo diplomatas do bloco europeu, a intenção é que a medida seja aplicada de forma definitiva. Em geral, um comissário de bordo entra na cabine quando um dos pilotos tem que sair para comer, dormir ou fazer suas necessidades fisiológicas.

    A medida é aplicada pelos Estados Unidos desde os atentados de 11 de setembro de 2001 e também por empresas de outros países. No Brasil, a TAM implantou a regra desde 2011.

    REVISÃO DAS REGRAS DE SEGURANÇA

    A Lufthansa anunciou, ainda, a designação de um piloto-chefe que deverá "examinar e modificar as regras de segurança" da companhia.

    Este cargo será ocupado por Werner Maas, que já é responsável pela segurança na Lufthansa. De agora em diante, também supervisionará o trabalho dos que ocupam o cargo equivalente nas demais companhias do grupo, ou seja, Germanwings, Swiss, Austrian Airlines e Lufthansa Cargo.

    Maas terá que "examinar e modificar as regras de segurança" sob supervisão direta do presidente do grupo, Carsten Spohr, informou a empresa em um comunicado nesta sexta.

    Editoria Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024