• Mundo

    Monday, 06-May-2024 07:44:36 -03

    Paquistão libera suposto mentor de ataques de 2008 em Mumbai, na Índia

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    10/04/2015 08h52

    A Justiça do Paquistão libertou nesta sexta-feira (10) sob fiança Zaki-ur-Rehman Lakhvi, suspeito de ser um dos autores do atentado ao centro financeiro de Mumbai, na Índia, que deixou 166 pessoas mortas em 2008.

    A libertação pode abrir nova crise diplomática entre os vizinhos indianos e paquistaneses, meses após os países enfrentarem a onda de violência mais grave da década na região disputada da Caxemira.

    Segundo as autoridades paquistanesas, Lakhvi foi levado a um local secreto por questão de segurança. A soltura foi autorizada depois que a Suprema Corte de Lahore emitisse um habeas corpus para o suspeito.

    Na visão dos magistrados, a detenção era ilegal devido à inconsistência das provas apresentadas para acusá-lo de sequestro, crime ocorrido anos antes do ataque. Em março, o governo emitiu uma nova ordem de prisão contra ele.

    Diante da libertação, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores indiano, Syed Akbarrudin, disse que a decisão judicial fere o acordo entre os dois países para impedir o trânsito de terroristas.

    O suposto mentor dos atentados de Mumbai foi preso e solto diversas vezes desde 2009. Ele é um dos principais líderes do grupo terrorista Lashkar-e-Toiba, organização acusada de ter feito o ataque.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024