• Mundo

    Sunday, 19-May-2024 19:05:08 -03

    Servidores do Itamaraty ameaçam entrar em greve em maio

    DE BRASÍLIA

    13/04/2015 15h40

    O atraso no pagamento de auxílio-moradia e a falta de compensação de horas por plantões em fins de semana, entre outros motivos, levaram à aprovação de indicativo de greve pelos servidores do Ministério das Relações Exteriores.

    O Sinditamaraty concluiu a votação na última sexta-feira (10) e afirma que haverá paralisação caso o ministério não atenda as reivindicações até o dia 6 de maio.

    Entre elas, está a regularização do pagamento do aluguel dos diplomatas lotados em postos no exterior. Segundo os funcionários, o atraso atual é, em média, de três meses.

    "A paciência dos funcionários do Itamaraty chegou ao limite", diz em nota a presidente do sindicato, Sandra Nepomuceno. A entidade representa 1.200 servidores, entre assistentes e oficiais de chancelaria e diplomatas.

    Ao todo, segundo boletim estatístico mais recente do Ministério do Planejamento, a pasta possui 3.451 servidores ativos.

    Procurado pela reportagem, o Ministério das Relações Exteriores informou que "está em tratativas" com as pastas da Fazenda e Planejamento "para solucionar a regularização do fluxo de pagamentos em todas as rubricas de seu orçamento".

    "Quanto aos plantões [em fins de semana], o assunto está sendo analisado à luz da legislação que rege o serviço público federal", diz o texto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024