• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 19:12:49 -03

    Obama faz piada com rivais e aliados políticos em jantar com jornalistas

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    26/04/2015 11h17

    Yuri Gripas/AFP
    Barack Obama (à dir.) e o comediante Keegan-Michael Key durante jantar com correspondentes
    Barack Obama (à dir.) e o comediante Keegan-Michael Key durante jantar com correspondentes

    Em seu encontro anual com correspondentes em Washington, na noite de sábado (25), o presidente americano Barack Obama não perdeu a oportunidade de fazer piadas com rivais e aliados.

    Obama contratou um "tradutor raivoso". Interpretado por Keegan-Michael Key, o tradutor é personagem da série Key & Peele, transmitida pelo canal a cabo Comedy Central.

    O roteiro bem humorado de Obama incluiu uma referência a Hillary Clinton, principal concorrente à candidatura democrata na eleição presidencial de 2016.

    Destacando que alguns americanos estão vivendo em tempos de incertezas, Obama disse: "Por exemplo, eu tenho uma amiga que há apenas algumas semanas estava fazendo milhões de dólares por ano e agora ela está vivendo em uma van em Iowa".

    Hillary Clinton, que como ex-secretária de Estado, ex-senadora e ex-primeira-dama é uma das figuras mais conhecidas da América, embarcou em uma van neste mês, em uma viagem deliberadamente modesta pelo estado que vai realizar as primeiras prévias para as eleições.

    Obama também citou Ted Cruz, um dos candidatos às primárias do Partido Republicano. "Ted Cruz disse que negar a existência das mudanças climáticas o converteu em Galileu." E completou: "Na realidade não é uma comparação correta. Galileu acreditava que a Terra gira ao redor do sol. Ted Cruz acredita que a Terra gira ao redor de Ted Cruz".

    Obama também fez referência ao período como presidente e disse ter envelhecido.

    "Eu pareço tão velho", disse ele neste ano, "que John Boehner já convidou Netanyahu para falar no meu funeral."

    Obama ficou irritado quando Boehner, líder republicano da Câmara dos Representantes, convidou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para falar ao Congresso no mês passado contra um acordo nuclear com o Irã que a administração Obama negociava com outras potências mundiais.

    *

    ASSISTA O VÍDEO

    Obama

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024