• Mundo

    Wednesday, 01-May-2024 02:39:19 -03

    Brasileiros podem buscar abrigo em embaixada no Nepal, diz Itamaraty

    FLÁVIA FOREQUE
    DE BRASÍLIA

    28/04/2015 14h23

    Diante da dificuldade de acesso a mercados e hotéis, a embaixada brasileira em Katmandu, no Nepal, têm oferecido alimentos e refúgio a nacionais que estão no país, onde um terremoto de magnitude 7,8 provocou milhares de mortes.

    "A embaixada tem instrução para acolher os brasileiros, caso necessário, mesmo que no Jardim da Residência, para uso como local de refúgio", informou o Itamaraty nesta terça-feira (28).

    De acordo com balanço mais recente da pasta, 194 brasileiros foram localizados até a tarde desta terça-feira (28), e a estimativa é de que haja ao menos 220 nacionais no Nepal —o número foi obtido a partir de contato de familiares.

    De acordo com balanço mais recente da pasta, 183 brasileiros foram localizados até a manhã desta terça-feira (28), e a estimativa é de que haja ao menos 211 nacionais no Nepal —o número foi obtido a partir de contato de familiares.

    "Os brasileiros que procuram a embaixada têm podido usar computadores para fazer compras de passagens e efetuar telefonemas para contatar familiares no Brasil", disse o ministério.

    O Itamaraty reforçou que todos os brasileiros passam bem e apenas dois tiveram "ferimentos leves" e um quebrou a perna, "mas já recebeu atendimento médico e passa bem".

    O governo montou um centro de atendimento 24h no aeroporto de Katmandu e outro em Nova Déli, na Índia, principal rota de saída do Nepal.

    O órgão informa que os brasileiros que não conseguirem voar a Dubai ou outro hub para voltar ao Brasil podem voar ou se deslocar a Nova Déli, sem precisar de visto, para então voltar ao Brasil.

    Para isso, devem procurar a embaixada em Katmandu ou funcionários brasileiros que estejam de plantão no aeroporto da cidade.

    Em seu site, o Itamaraty tem uma lista com o número de telefones de servidores que estão auxiliando os brasileiros no país.

    Questionado sobre o envio de ajuda humanitária ao Nepal, o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) disse que o assunto está em estudo no governo.

    "Estamos examinando as distintas possibilidade de envio de auxílio e técnicos [ao país]...Tudo o que é possível para assistir o país neste momento tão triste", afirmou durante agenda em Bogotá, na tarde de hoje.

    Editoria de Arte/Folhapress
    AJUDA INTERNACIONALPaíses enviam dinheiro ao Nepal apóspior terremoto no país em 80 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024