• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 19:45:23 -03

    Ex-presidente egípcio Mohammed Mursi é condenado à morte

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    16/05/2015 07h16

    O ex-presidente do Egito Mohammed Mursi foi condenado à morte neste sábado (16) por atos violentos e por fugir da prisão durante a revolução de 2011, que derrubou o então ditador Hosni Mubarak.

    O tribunal condenou também à morte uma centena de acusados, entre eles vários dirigentes da Irmandade Muçulmana, partido do qual Mursi era líder.

    Como é habitual no Egito, a decisão será remitida ao mufti, máxima autoridade religiosa do país, que emitirá um parecer não vinculativo, antes que o tribunal pronuncie a decisão definitiva no dia 2 de junho.

    No final de abril, Mursi já havia sido condenado a 20 anos de prisão por incitação à violência, sequestro e tortura durante protestos contra seu governo em dezembro de 2012.

    Esta havia sido a primeira condenação da Justiça egípcia ao líder islamita, retirado do poder em julho de 2013 por militares comandados pelo atual presidente Abdel Fattah al-Sisi, que, após tomar posse, iniciou uma repressão à Irmandade Muçulmana.

    Além de Mursi, outros membros do movimento islamita, considerado terrorista pelo governo egípcio desde dezembro do ano retrasado, receberam em abril a mesma pena pelos mesmos crimes. Dentre eles, os líderes Mohammed el-Beltagy e Essam el-Erian.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024