• Mundo

    Monday, 20-May-2024 00:53:38 -03

    Príncipe Charles encontra líder de partido relacionado ao IRA na Irlanda

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    19/05/2015 16h39

    No primeiro dia da viagem que faz à República da Irlanda, o príncipe Charles encontrou-se nesta terça (19) com Gerry Adams, líder do partido republicano Sinn Fein, antigo braço político do grupo separatista IRA (Exército Republicano Irlandês).

    O encontro, na Universidade Nacional da Irlanda, em Galway, foi o primeiro entre o líder do partido e um membro da família real britânica.

    Segundo Adams, os dois expressaram pesar pelo que se passou desde 1968 na Irlanda do Norte.

    Adam Gerrard/Reuters
    O príncipe Charles e o líder do Sinn Fein, Gerry Adams, se cumprimentam em universidade em Galway, na República da Irlanda
    O príncipe Charles e o líder do Sinn Fein, Gerry Adams, se cumprimentam em universidade em Galway, na República da Irlanda

    Em outubro daquele ano, iniciaram-se os conflitos entre protestantes e católicos depois que a polícia reprimiu uma manifestação dos católicos em Derry, no norte da Irlanda do Norte, por mais direitos civis.

    "Concordamos com que a realização desse encontro seria algo importante", afirmou Adams.

    Nesta quarta, o herdeiro do trono britânico visitará Mullaghmore, na República da Irlanda, onde o lorde Mounbatten, alto membro da família real e tio de Charles, foi assassinado em 1979 pelo IRA.

    O grupo irlandês colocou uma bomba no iate do lorde, matando, além dele, dois parentes seus e um garoto que cuidava da manutenção do barco.

    Em importância simbólica, o cumprimento entre o príncipe Charles e Adams perde apenas para o encontro entre a rainha Elizabeth 2ª e o antigo líder do IRA Martin McGuinness em 2012, em Belfast, capital da Irlanda do Norte.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024