• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 13:57:07 -03

    Moradores lincham avô de suspeito após morte de jovem na Argentina

    MARIANA CARNEIRO
    DE BUENOS AIRES

    25/05/2015 13h31

    O assassinato de uma jovem de 18 anos desatou uma onda de protestos e violência na cidade litorânea de Monte Hermoso, a cerca de 600 km de Buenos Aires.

    Um homem, avô de um jovem suspeito, foi linchado.

    Catherine Moscoso despareceu no final de semana passado, e seu corpo foi achado enterrado em um terreno baldio na noite de sábado (23). Segundo a polícia, ela foi enterrada ainda viva.

    Catherine

    Revoltados, cerca de 300 moradores marcharam pela cidade e colocaram fogo na prefeitura, na promotoria, em um museu e na casa do ex-secretário municipal de segurança.

    Eles tentaram incendiar ainda a casa do prefeito, mas foram impedidos por vizinhos.

    Twitter

    Catherine tinha uma espécie de atraso mental e morava com a avó. Ela era procurada pela comunidade havia uma semana.

    Câmeras de segurança filmaram a jovem saindo de uma casa noturna, para onde havia ido sozinha. Vizinhos do suspeito, porém, dizem ter visto a garota perto da casa do avô dele na tarde de segunda-feira (18).

    Os moradores da cidade cercaram a delegacia no sábado (24) à noite, onde estaria o jovem suspeito. Eles colocaram fogo em uma patrulha e jogaram pedras na delegacia.

    Depois, enfurecidos, seguiram pela cidade e atearam fogo nos edifícios públicos.

    Os moradores cercaram o carro do avô do suspeito, que mora perto da casa de Catherine, e o lincharam. Juan Carlos Gonzalez, 70, morreu quando era levado ao hospital. Ninguém foi detido.

    A mãe do jovem suspeito, de 16 anos, disse que ele não conhecia Catherine. A única coincidência, afirmou em entrevista a uma TV local, é que os dois foram a mesma casa noturna na mesma noite.

    A suspeita sobre o jovem surgiu depois de ele ter publicado em uma rede social que estaria arrependido. "Ele é inocente, estão tentando encontrar um culpado", disse a mãe.

    PERÍCIA

    O corpo de Catherine foi submetido à autópsia nesta segunda (25) pela manhã. Ela sofreu golpes na cabeça e a suspeita é que tenha ficado desacordada e depois enterrada, ainda com vida. Se investiga ainda se ela foi morta em outro lugar e trasladada para o terreno onde seu corpo foi encontrado.

    Informações preliminares informam que a jovem não foi vítima de violência sexual.

    Catherine foi velada por volta do meio-dia e seu corpo foi enterrado na cidade vizinha de Coronel Dorrego. Monte Hermoso não tem cemitério, é um balneário pequeno, com cerca de 7.000 habitantes, ao sul da capital Buenos Aires.

    Segundo o "Clarín", a amiga da jovem, identificada apenas como Camila, está sendo investigada. Ela mora atrás da casa do avô do suspeito do crime, que tem 16 anos, e desconfia-se que ela pode ter relação com o crime. O avô, que morreu após o linchamento, também é alvo de suspeitas.

    Testemunhas informaram que viram ele com Catherine antes de ela aparecer morta. Além do assassinato, outro processo foi aberto para investigar a destruição do patrimônio do Estado na cidade e o linchamento de González.

    O carro dele foi incendiado e teme-se que eventuais provas possam ter sido destruídas durante a onda de fúria da população.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024