• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 09:11:20 -03

    Senador republicano Graham anuncia pré-candidatura à Presidência dos EUA

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    01/06/2015 15h52

    O republicano Lindsey Graham, senador veterano pela Carolina do Sul, anunciou nesta segunda-feira (1º) que competirá pela candidatura republicana à Presidência dos EUA com um programa centrado em "acabar com os inimigos que querem nos matar".

    O senador, que não perdeu nenhuma eleição pelo Congresso desde 1994, quando tinha 39 anos, fez o anúncio em sua cidade natal de Central, na Carolina do Sul, junto à irmã menor, de quem cuidou após a morte dos pais.

    Graham, que nunca se casou e, portanto, carece do perfil familiar tão recorrente nas eleições presidenciais americanas, focou o discurso na política externa e na segurança nacional, aspecto que caracterizou seus anos de atuação no Senado.

    "Quero ser presidente para acabar com os inimigos que querem nos matar; não contê-los, não paralisá-los, mas acabar com eles. Nunca haverá coexistência pacífica com o islã radical", afirmou Graham, que disse que a segurança do país só pode ser alcançada com "força".

    O senador, que passou um terço da vida no Congresso e é uma das vozes mais importantes da segurança nacional, criticou o presidente dos EUA, Barack Obama, por não ter conseguido evitar o surgimento de grupos como o Estado Islâmico (EI).

    "Temos de construir defesas lá (no Oriente Médio) para que não sejam um risco aqui", disse o senador sulista.

    Graham alertou que não há ameaça maior para a estabilidade mundial e americana que um Irã radical.

    "Tenho a experiência, a vontade e o discernimento necessários para deter o regime mais perigoso do planeta", declarou.

    Apesar de estar em Central, uma cidade de 5.000 habitantes, Graham deu quase exclusivo protagonismo em seu discurso à geopolítica, projetando um mundo cheio de adversários dos EUA, como Rússia China.

    Graham, que ainda não conta com grande apoio para suas aspirações presidenciais, disse que é o candidato mais preparado e especialista em segurança nacional da disputa.

    Com o anúncio desta segunda, Graham se une a uma longa lista de adversários pela candidatura republicana, na qual já figuram oficialmente os senadores Rand Paul (Kentucky), Marco Rubio (Flórida) e Ted Cruz (Texas).

    Além disso, também confirmaram suas aspirações o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee; o neurocirurgião Ben Carson; a ex-diretora-executiva da Hewlett-Packard Carly Fiorina, o ex-senador republicano pela Pensilvânia Rick Santorum e o ex-governador do Estado de Nova York George Pataki.

    Os pré-candidatos começarão a disputar a candidatura do partido a partir do início do próximo ano, quando começam as primárias republicanas.

    Do lado democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton é franca favorita à nomeação.

    Por enquanto, o senador por Vermont Bernie Sanders e o ex-governador do Estado de Maryland Martin O'Malley anunciaram ter a intenção de também disputar a candidatura do Partido Democrata, do presidente Barack Obama.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024