• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 06:26:40 -03

    Nicolás Maduro cancela visita ao papa alegando problema médico

    DE SÃO PAULO

    06/06/2015 16h08

    Citando uma infecção no ouvido, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, suspendeu neste sábado sua viagem ao Vaticano, onde deveria ser recebido pelo papa Francisco neste domingo.

    "Os médicos me obrigaram a ficar em repouso, e é isso que estou fazendo agora", disse Maduro em uma videoconferência transmitida pela rede estatal de televisão VTV. "Por isso, precisei, por recomendação médica, suspender a viagem a Roma."

    Paola Bruni/Efe
    Grupo protesta contra Nicolás Maduro em Roma; presidente da Venezuela visitaria a cidade e o Vaticano
    Grupo protesta contra Nicolás Maduro em Roma; presidente da Venezuela visitaria a cidade e o Vaticano

    Segundo Maduro, uma nova data deve ser marcada para a visita. "Fico com dó, mas há motivo. Peguei uma gripe forte e uma otite, os médicos me proibiram de entrar em um avião e fazer uma viagem assim", declarou o presidente, que embarcaria na tarde deste sábado.

    Além do encontro com o papa Francisco, o presidente venezuelano tinha uma agenda intensa em Roma que incluía um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na capital italiana para a assembleia da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e um discurso no evento do organismo.

    O líder venezuelano cancelou sua visita à Santa Sé no mesmo dia em que a oposição venezuelana iniciou uma vigília em várias cidades do país para pedir que o papa Francisco, ao se encontrar por Maduro, intercedesse pela soltura dos oposicionistas presos no país.

    Neste domingo, o ex-premiê espanhol Felipe González deve chegar a Caracas para visitar opositores de Maduro. Adiada diversas vezes, a viagem de González foi confirmada na sexta pela MUD, aliança de partidos opositores.

    Não está claro se as autoridades o deixarão passar pela alfândega do aeroporto, já que o Parlamento venezuelano o declarou persona non grata. Maduro acusa González e outros adversários estrangeiros de ingerência em temas venezuelanos e acusa os opositores presos de conspirar para derrubar o socialismo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024