• Mundo

    Saturday, 04-May-2024 17:07:56 -03

    Greve geral na Argentina suspende voos, transportes e coleta de lixo

    MARIANA CARNEIRO
    DE BUENOS AIRES

    09/06/2015 09h02

    A cidade de Buenos Aires amanheceu parada nesta terça-feira (9) devido a uma greve dos funcionários do setor de transportes para exigir melhores salários.

    A paralisação deve durar 24 horas e foi convocada por organizações sociais e sindicatos de esquerda na capital e nas principais cidades do interior da Argentina.

    Além dos transportes, aderiram à greve funcionários dos serviços de coleta de lixo domiciliar, de distribuição de alimentos e de entrega de combustíveis aos postos de serviços.

    Trabalhadores também bloquearam os principais acessos das cidades da região metropolitana a Buenos Aires, impedindo que pessoas em automóveis particulares cheguem ao centro de Buenos Aires.

    "É uma paralisação que lamentavelmente ocorre porque as autoridades não querem negociar e ouvir as reclamações dos trabalhadores", disse ao "La Nación" o sindicalista Roberto Fernández.

    A paralisação é a quinta desde que Cristina Kirchner assumiu a presidência, em 2007, e a segunda em dois meses contra políticas do governo.

    Os sindicatos se queixam que o governo teria fixado um teto de reajuste salarial de 27% neste ano, sendo que a inflação no passado foi de 38%. O argumento do governo é que os aumentos de preço estão se moderando (a inflação está ao redor de 25%).

    Outra queixa é o imposto sobre os salários, que começa a tributar quem ganha mais de 15.000 pesos (cerca de R$ 3.500). Os trabalhadores querem a correção do limite de isenção, argumentando que muitos passarão a pagar impostos com os reajustes salariais praticados neste ano.

    O governo criticou a mobilização. Para funcionários de Cristina Kirchner, a mobilização é feita por sindicatos opositores e tem interesses políticos, para prejudicar o governo em um ano eleitoral.

    VOOS

    Segundo o "La Nación", não há voos domésticos partindo de aeroportos. Alguns voos internacionais, no entanto, foram mantidos.

    A TAM e a Gol informaram o cancelamento de voos entre São Paulo e Buenos Aires. Nesta terça (9), ao todo foram cancelados 18 voos entre o aeroporto de Guarulhos e os de Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), 10 da TAM e 8 da Gol.

    Confira a situação dos aeroportos no Brasil

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024