• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 19:15:04 -03

    Papa oferece ajuda para negociações de paz entre Colômbia e Farc

    DE SÃO PAULO

    15/06/2015 21h33

    O papa Francisco se ofereceu nesta segunda-feira (15) para participar das negociações de paz entre a Colômbia e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

    A proposta foi feita em encontro com o presidente Juan Manuel Santos no Vaticano. Segundo a assessoria do papa, os dois falaram sobre a complexidade do diálogo e das expectativas por um acordo de paz.

    "Vocês têm nosso apoio e, se precisamos que tenhamos um papel, estaremos dispostos a desempenhá-lo, a ajudá-lo", disse Francisco a Santos.

    Pouco após o encontro, o presidente colombiano agradeceu a oferta e as orações do pontífice, mas disse que a mediação papal acontecerá só com acordo das duas partes.

    Porém, o jornal colombiano "El Mundo" diz que os membros das Farc teriam avisado ao Vaticano que a participação do papa seria bem-vinda.

    Segundo a publicação, os guerrilheiros decidiram recorrer ao santo padre por influência de Cuba, que retomou relações com os Estados Unidos depois da mediação do papa.

    O primeiro indício desta hipótese foi o papa ter prometido visitar a Colômbia um ano após a assinatura do acordo, cujas negociações começaram em 2012.

    Outro ponto foi o conhecimento de Francisco sobre o conflito. Parte disto é fruto da influência do secretário de Estado, Pietro Parolin, que foi núncio apostólico na Venezuela.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024