• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 13:14:12 -03

    João Santana recicla campanha de petista em eleição na Argentina

    MARIANA CARNEIRO
    DE BUENOS AIRES

    19/06/2015 12h03

    O que têm em comum o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o governador da província argentina de Córdoba, José Manuel de la Sota? O mesmo marqueteiro político, João Santana, que neste momento trabalha na campanha do peronista à Presidência da Argentina.

    De La Sota é governador da província de Córdoba e participa da disputa dentro da aliança UNA, que apresentará duas opções de nomes nas eleições primárias de agosto: De la Sota e Sérgio Massa.

    Veja vídeo

    Os dois participaram de um debate na noite desta quarta (17). A Argentina não tem tradição de confronto público entre presidenciáveis e, desde a volta da democracia, em 1983, nunca houve um debate entre os candidatos.

    O experimento entre os dois aliados pode incentivar a realização de um debate reunindo todos os candidatos à Presidência, iniciativa defendida pela ONG Argentina Debate.

    Especialista no tema, João Santana esteve com De La Sota no estúdio do canal de TV TN, na noite de terça (17), orientando o candidato.

    RECICLAGEM

    Na Argentina, Santana recicla a identidade da campanha que usou na candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo.

    O marqueteiro adaptou o mote "o homem novo para um tempo novo", de Haddad, ao veterano De la Sota, 65 anos, que tem como slogan "o homem certo no momento exato".

    Veja vídeo

    O clipe da campanha do governador de Córdoba guarda outras semelhanças com o de Haddad. Em vez do hip-hop da periferia paulistana, um ritmo latino embala o jingle do argentino, que começa com o mesmo sol nascendo e o relógio característico dos vídeos de Santana para o PT.

    Em vez da estrelinha petista seguindo a letra da canção-tema, na Argentina, Santana usou um sol, referência à bandeira do país.

    O vermelho do PT foi substituído pelo roxo e amarelo de De La Sota.

    Mas no refrão, nova semelhança: "o homem novo para essa cidade", rimando com o nome de Haddad, foi substituído por "o homem da gente, De La Sota presidente".

    Não é a primeira vez que o governador de Córdoba trabalha com um marqueteiro brasileiro. Em 2002, quando concorreu à Presidência contra Néstor Kirchner, De la Sota contratou Duda Mendonça, responsável pela campanha eleitoral de Lula.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024