• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 23:02:40 -03

    EUA colocarão armamento pesado em seis países do Leste Europeu

    DA REUTERS

    23/06/2015 13h09

    Os EUA vão posicionar tanques, artilharia e outros equipamentos militares no leste e no centro da Europa, anunciou o secretário de Defesa norte-americano, Ash Carter, nesta terça-feira (23), tentando apaziguar nações da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) apreensivas com o envolvimento da Rússia na Ucrânia.

    Análise: Recado da Otan à Rússia é que 'Báltico não é o leste da Ucrânia'

    Durante visita a Tallinn, capital estoniana, Carter disse que os Países Bálticos —Estônia, Lituânia e Letônia—, assim como Bulgária, Romênia e Polônia, concordaram em sediar peças de equipamento pesado, parte do qual também será alocado na Alemanha.

    A decisão dos EUA de posicionar equipamento pesado perto das fronteiras russas tem o objetivo de acelerar a mobilização de forças norte-americanas em rodízio ao mesmo tempo em que a Otan reforça seus exercícios na Europa em reação à anexação russa da península ucraniana da Crimeia em março do ano passado.

    Países vizinhos da Otan, especialmente ex-Estados soviéticos bálticos com suas minorias russas, temem que a Rússia fomente divisões em seus territórios. Moscou nega ter tais intenções.

    Flanqueado pelos representantes da Defesa dos Países Bálticos, Carter citou o presidente dos EUA, Barack Obama, durante uma visita à Estônia dizendo: "Vocês já perderam sua independência antes. Com a Otan, nunca mais a perderão".

    "Isso porque os Estados Unidos e o restante da aliança da Otan estão absolutamente comprometidos a defender a integridade territorial de Estônia, Lituânia e Letônia", declarou Carter.

    De acordo com o tratado de fundação da Otan, um ataque a qualquer país-membro do grupo constituiria um ação contra todos os membros

    A Rússia acusa o Ocidente de violar os acordos pós-Guerra Fria ampliando a atuação da Otan para suas fronteiras, o que o Ocidente nega.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024