• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 20:02:26 -03

    Atentado a usina de gás na França deixa corpo decapitado e dois feridos

    DE SÃO PAULO

    26/06/2015 06h24

    Ao menos uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um atentado nesta sexta-feira (26) contra uma usina de gás industrial em Isère, sudeste da França. Quarenta e três funcionários estavam presentes no momento do ataque.

    O suspeito, Yassine Salhi, entrou no local com uma caminhonete de uma empresa de transporte e explodiu cilindros de gás, deixando duas pessoas feridas. Ele foi preso na própria usina, após ser capturado por um bombeiro.

    Uma cabeça decapitada foi encontrada perto do portão da usina, junto a bandeiras com frases em árabe. A vítima era um empresário de 54 anos que havia empregado Salhi em março deste ano como entregador.

    Segundo o Ministério Público de Paris, ainda não é possível afirmar se o suspeito teve ajuda para o ataque. Apesar disso, a polícia fez outras três detenções —da irmã e da mulher de Salhi, além de outro indivíduo— para investigar o caso.

    Outros dois ataques terroristas ocorreram pela manhã ao redor do globo nesta sexta-feira. Um homem bomba atacou uma mesquita xiita no Kuait, e dois atiradores mataram dezenas em um balneário na Tunísia.

    Segundo François Hollande, não resta dúvida de que o ataque em Isère foi de natureza terrorista. O presidente francês decidiu elevar o nível de alerta na região sudeste do país para seu ponto máximo durante três dias.

    Trata-se do pior atentado na França desde os ataques, em janeiro, ao jornal satírico "Charlie Hebdo" e a um mercado kosher, em que 18 pessoas foram mortas.

    Para Hollande, "a emoção não pode ser a única resposta" agora e deve ser acompanhada por "ação, prevenção e dissuasão". "Devemos manter nossos valores, não ceder ao medo e estar à altura de todas as circunstâncias. Não podemos criar divisões inúteis", disse.

    Atentado na França

    AIR PRODUCTS

    A usina que sofreu o ataque faz parte do grupo americano Air Products, importante empresa produtora de gases industriais.

    A Air Products emprega 400 pessoas na França e possui três usinas no país: a em que ocorreu o atentado, em Saint-Quentin-Fallavier, uma na cidade de Beauvais e outra em Strasbourg.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024