• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 19:01:09 -03

    Nos EUA, republicanos ameaçam frear reabertura de embaixada em Cuba

    DE SÃO PAULO
    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    02/07/2015 22h29

    Logo após o celebrado anúncio da reabertura das embaixadas entre Cuba e Estados Unidos, feito na última quarta (1º) pelos dois governos, congressistas republicanos começaram a dar indícios que o presidente Barack Obama não terá tanta facilidade para implementar sua decisão.

    A reabertura das embaixadas não depende da aprovação do Congresso americano, mas questões práticas para viabilizar a retomada completa das relações diplomáticas estão sujeitas à boa vontade de deputados e senadores.

    Entre elas está a aprovação do financiamento para a reforma do prédio no Malecón que abrigará a embaixada e do nome do novo embaixador em Havana.

    O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, disse na quinta (2) que a casa não deve aprovar um novo embaixador.

    Ted Cruz, senador pelo Texas e um dos pré-candidatos republicanos à Casa Branca em 2016, disse em nota que vai trabalhar para bloquear qualquer financiamento para a embaixada e os nomes sugeridos pelo presidente para assumir a representação.

    Jeffrey DeLaurentis, atual chefe da seção de negócios em Havana, é considerado o favorito para a nomeação.

    Alejandro Ernesto - 1°.jul.2015/Efe
    Jeffrey DeLaurentis, chefe da seção de interesses americanos em Cuba, cotado para ser embaixador
    Jeffrey DeLaurentis, chefe da seção de interesses americanos em Cuba, cotado para ser embaixador

    A condição colocada por Cruz para baixar a guarda é Obama demonstrar "que fez algum progresso em aliviar a miséria" do povo cubano.

    Na Câmara, os republicanos também já começaram a mostrar as garras.

    "O apoio para manter a pressão no regime de [Raúl] Castro é mais forte do que nunca no Congresso", disse o deputado pela Flórida Mario Diaz-Balart, cubano-americano que é um dos principais críticos à decisão de Obama.

    REFORMA

    O Departamento de Estado pediu ao Congresso cerca de US$ 6 milhões no orçamento do ano fiscal de 2016 para transformar a seção de negócios que funciona hoje em Havana em embaixada.

    Segundo o senador democrata Dick Durbin, por Illinois, o governo acredita ter recursos no Departamento de Estado para "ao menos iniciar a embaixada".

    Em teleconferência na quarta (1º), um alto funcionário do Departamento de Estado disse a jornalistas que seria uma "vergonha" se o Congresso impedir a reabertura ao bloquear recursos.

    "São coisas que todos queremos fazer, como aumentar nosso alcance a cubanos em toda a ilha ou a possibilidade de que mais agências estejam presentes em Cuba", disse o funcionário.

    Obama ainda pediu ao Congresso que suspenda o embargo econômico e a viagens à ilha. O democrata já aliviou parte das restrições, mas é pouco provável que os congressistas atendam também a essa solicitação.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024