• Mundo

    Monday, 20-May-2024 16:15:52 -03

    Irã e potências chegam a acordo provisório sobre sanções

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    04/07/2015 13h38

    Irã e o chamado grupo P5+1 (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido, mais a Alemanha) chegaram a um acordo provisório para a suspensão de sanções que atingem a República Islâmica, informou neste sábado (4) a agência Associated Press, baseada em relatos de diplomatas envolvidos nas negociações.

    Segundo essas fontes —que pediram anonimato, por não estarem autorizadas a comentar sobre o assunto—, as partes estão próximas de um acordo final que garantirá ao Irã dezenas de bilhões de dólares em benefícios econômicos em troca de restrições a seu programa nuclear.

    Faltam, no entanto, as assinaturas do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e do ministro das relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, ao documento.

    Essa resolução, que deve vir anexa ao acordo final, estipula quais e em quanto tempo algumas das sanções contra o país persa devem terminar.

    Irã e o grupo P5+1 participam de mais uma rodada de negociações, em Viena (Áustria), sobre o tema. O diálogo ocorre há mais de 18 meses e tinha como prazo final 30 de junho –data estendida para 7 de julho, após o impasse das negociações.

    Os EUA e outras nações temem que o enriquecimento de urânio na República Islâmica tenha por finalidade o desenvolvimento de armas nucleares. O governo de Teerã, porém, argumenta que seu programa é voltado exclusivamente à geração de energia e a outros fins pacíficos.

    Algumas sanções americanas contra o Irã, porém, devem continuar. Dizem respeito não ao programa nuclear, mas a retaliações contra investimento iraniano em mísseis balísticos, violações de direitos humanos e apoio da República Islâmica a organizações consideradas terroristas por autoridades dos EUA.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024