• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 10:39:37 -03

    Obama participa de jantar com familiares no Quênia

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    24/07/2015 17h59

    Um dos primeiros compromissos do presidente dos EUA, Barack Obama, que está em visita ao Quênia, foi jantar com membros de sua família paterna, no hotel onde ficará hospedado na capital, Nairóbi.

    A viagem tem um caráter pessoal para o líder americano, já que a nação africana é o país de origem de seu pai, que também se chamava Barack Obama (1936-1982). Após ter se separado de sua mãe, Barack pai retornou ao Quênia, onde casou-se outra vez e constituiu uma nova família.

    Na mesa do restaurante, Obama sentou-se entre sua meia-irmã, Auma, que foi recebê-lo no aeroporto, e sua avó de criação, Sarah. Chamada de "granny" (vovó) por Obama, ela foi a terceira e última mulher de seu avô e criou seu pai desde a infância -a mãe biológica de Barack pai havia abandonado a família pouco antes, conforme o presidente relata no livro "A Origem dos Meus Sonhos".

    O Air Force One, avião presidencial norte-americano, aterrissou por volta das 20h (horário local, 14h em Brasília), no aeroporto internacional Jomo Kenyatta de Nairóbi, que permaneceu fechado ao tráfego aéreo desde horas antes.

    Além de sua irmã, o presidente do país anfitrião, Uhuru Kenyatta, também foi receber o convidado. É a primeira vez que Obama visita o país como presidente dos EUA, algo inédito na história queniana.

    O mandatário havia estado pela última vez no país em 2006, ainda como senador. Sua primeira viagem ao Quênia havia sido em 1988. Seu pai, o qual ele havia visto apenas uma vez em toda a sua vida após o divórcio, havia morrido seis anos antes, num acidente automobilístico.

    Na atual viagem, Obama não deve passar pela cidade de origem de sua família, no interior, onde Barack pai está enterrado.

    Editoria de Arte/Folhapress

    AGENDA

    Obama participará neste sábado (25) da Cúpula Mundial de Empreendedores, organizada de forma conjunta por EUA e Quênia, e depois renderá tributo às vítimas e sobreviventes dos atentados de 1998 contra as embaixadas americanas em Nairóbi e Dar-es-Salam (Tanzânia), que deixaram 229 mortos.

    Também se reunirá com Kenyatta, que lhe oferecerá um jantar de Estado, segundo a Casa Branca.

    A visita visa fortalecer tanto laços militares quanto comerciais, já que a nação africana tem fechado cada vez mais negócios com a China, roubando mercado dos americanos.

    O Quênia também tem sofrido constantes ataques terroristas do grupo Al Shabaab, uma célula da Al Qaeda na África oriental. Em 2013, um atentado ao shopping center Westgate, na capital, matou 67 pessoas, enquanto uma série de ataques a uma universidadepróxima à fronteira com a Somália deixou 148 mortos.

    Obama também passará pela Etiópia, de onde retorna a Washington na próxima terça (28).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024