• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 09:04:07 -03

    Japão relembra os 70 anos da bomba atômica; veja infográficos

    DE SÃO PAULO

    05/08/2015 07h00

    O Japão marca nesta quinta (6) o início das cerimônias em lembrança das vítimas dos ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki.

    As bombas, lançadas pelas Forças Armadas dos EUA, mataram entre 130 mil e 220 mil pessoas no total -o número exato é motivo de discussão entre os dois países. Não se sabe quantas mortes ocorreram indiretamente, devido à radiação liberada pelos artefatos.

    Frutos de uma corrida armamentista que envolveu Alemanha, União Soviética, EUA e Japão, os ataques são os únicos usos, até o momento presente, de tecnologia nuclear durante um conflito armado. Veja no infográfico abaixo:

    Ataques a Hiroshima e Nagasaki

    As bombas jogadas sobre Hiroshima e Nagasaki precipitaram a rendição do Japão às forças aliadas, encerrando assim a Segunda Guerra Mundial -a Alemanha já havia se declarado derrotada três meses antes.

    Majoritariamente norte-americanas, as forças aliadas enfrentaram diversas batalhas -com muitas baixas de ambos os lados– no chamado front do Pacífico para reverter as conquistas territoriais do Império Japonês, que incluíam Filipinas e parte do Sudeste Asiático e da China. As conquistas das ilhas Marianas, de Iwo Jima e de Okinawa se provaram essenciais para os ataques sobre Hiroshima e Nagasaki. Saiba mais sobre o conflito, abaixo:

    Conflito entre EUA e Japão na Segunda Guerra Mundial

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024