• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 17:55:11 -03

    Chuvas provocam descarrilamento de trens em ponte na Índia e matam 24

    DA REUTERS

    05/08/2015 01h18

    Dois trens expressos descarrilaram devido a enchentes e caíram em um rio no centro da Índia, deixando ao menos 24 mortos, informaram autoridades estatais nesta quarta-feira (5).

    Uma composição do Kamayani Express, que ia da cidade de Varanasi para Mumbai, descarrilou em uma ponte sobre o rio Machak próximo à cidade de Harda, no Estado de Madhya Pradesh, na noite desta terça (4). Pouco depois, uma composição do Janata Express, que viajava em sentido oposto, descarrilou no mesmo local, informou o Ministério de Ferrovias.

    AFP
    Trens descarrilam sobre ponte após inundação na Índia
    Trens descarrilam sobre ponte após inundação na Índia

    Mergulhadores resgataram cerca de 300 pessoas durante a madrugada e a manhã de quarta, disseram as autoridades. Dezenas foram levadas ao hospital.

    Segundo o agente ferroviário Bijendra Kumar, ao menos 24 corpos foram recuperados.

    "À primeira vista, a causa do incidente são as inundações por conta de chuvas pesadas", disse o ministro das Ferrovias, Suresh Prabhu, ao Parlamento.

    Segundo autoridades ferroviárias, os vagões que não ficaram danificados no acidente já haviam sido removidos na manhã desta quarta. Além disso, foi informado que deve-se iniciar em breve o conserto dos trilhos para que o tráfego de trens volte à normalidade. Dezenas de viagens foram canceladas ou tiveram suas rotas alteradas devido aos descarrilamentos.

    A rede ferroviária estatal da Índia é a quarta maior do mundo, depois de Estados Unidos, China e Rússia, e transporta em média 23 milhões de passageiros por dia.

    "Os dois acidentes ferroviários em Madhya Pradesh são muito angustiantes. Profundamente triste pela perda de vidas. [Minhas] condolências para as famílias", disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modri, em sua conta no Twitter.

    tweet

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024