• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 18:22:27 -03

    Candidatos republicanos da 'série B' à Casa Branca atacam líderes da disputa

    THAIS BILENKY
    DE NOVA YORK

    06/08/2015 21h06

    Os sete pré-candidatos republicanos à Presidência dos EUA mais mal colocados foram duramente questionados no debate da Fox News nesta quinta-feira (6) sobre por que insistiam em concorrer.

    Relegados a uma espécie de "série B" do evento principal, que ocorrerá às 22h (horário de Brasília), os sete republicanos presentes, inclusive ex-promessas do partido, não fizeram críticas uns aos outros.

    Scott Olson/AFP
    O republicano Rick Santorum responde a pergunta no debate de pré-candidatos em Cleveland (Ohio)
    O republicano Rick Santorum responde a pergunta no debate de pré-candidatos em Cleveland (Ohio)

    Os ataques mais incisivos tiveram como alvo os líderes das disputas republicana, Donald Trump, e democrata, Hillary Clinton.

    Trump foi criticado pelo ex-governador do Texas Rick Perry por usar seu status de celebridade para aparecer, mas considerou que ele falha em apresentar propostas conservadoras e mostrar resultados.

    O segundo colocado nas primárias de 2012, o ex-senador Rick Santorum também se referiu a Trump ao dizer que, diferentemente do magnata, que foca suas críticas nos imigrantes ilegais, ele protegerá as fronteiras e criará oportunidades para os trabalhadores americanos.

    Em julho, Trump relacionou imigrantes ilegais do México a crimes como estupro e tráfico de drogas.

    A empresária Carly Fiorina, ex-presidente da empresa de tecnologia Hewlett-Packard, criticou Trump por mudar de opinião em temas sensíveis, como o aborto, e lembrou as doações que o empresário fez à família Clinton.

    "Eu não recebi uma ligação do [ex-presidente] Bill Clinton antes de lançar minha candidatura. Alguém aqui recebeu?", ironizou. "Talvez porque eu não tenha doado dinheiro para a Fundação Clinton e para campanha de sua mulher [Hillary] ao Senado."

    A pré-candidata democrata foi atacada mais de uma vez pelo senador Lindsey Graham, que a acusou de mentir sobre a divulgação dos e-mails que enviou de sua conta pessoal enquanto era secretária de Estado.

    "Se os americanos querem uma vida melhor, não votem em Hillary Clinton. Ela vai dar uma solução falida para a economia. Ela representa o terceiro mandato de um governo falido", afirmou sobre o presidente democrata Barack Obama.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024