• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 06:29:42 -03

    Atentado deixa 7 mortos e centenas de feridos na capital do Afeganistão

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    07/08/2015 09h25

    A forte explosão de um caminhão-bomba em Cabul, capital do Afeganistão, deixou ao menos sete mortos e centenas de feridos nesta sexta-feira (7), informaram as autoridades do país.

    O ataque suicida ocorreu à 1h local (17h30 de quinta em Brasília) em um bairro residencial, próximo a uma base militar e a um complexo de prédios do governo. Nenhum grupo reivindicou de imediato a ação, que atingiu principalmente civis.

    Shah Marai/AFP
    Policias afegãos vigiam local atingido por forte explosão de caminhão bomba em Cabul
    Policias afegãos vigiam local atingido por forte explosão de caminhão bomba em Cabul

    Os hospitais da cidade seguiam recebendo feridos, enquanto continuavam os trabalhos de resgate às vítimas na região do ataque, anunciou o Ministério da Saúde.

    "Muitas mulheres e crianças morreram ou estão feridas. Os autores do ataque tinham a intenção de cometer um massacre", estimou o general Abdul Rahman Rahimi, chefe da polícia de Cabul.

    As informações sobre o número exato de feridos eram conflitantes: 400 segundo o Ministério da Saúde e 130 segundo o Ministério do Interior.

    Segundo as autoridades, o número de mortos deve aumentar, pois muitas pessoas podem ter ficado presas sob os escombros de prédios destruídos pela explosão.

    Em comunicado, o presidente afegão, Ashraf Ghani, condenou o atentado e disse que a aparente escolha de alvos civis demonstra o desesperos dos insurgentes no país.

    Ataques menores são ocorrências comuns em Cabul. O forte atentado desta sexta foi o primeiro na capital afegã desde o anúncio na semana passada da morte do líder do grupo radical islâmico Taleban, mulá Omar, e da escolha de um novo dirigente, mulá Akhtar Mansour.

    A transição de liderança no Taleban aumenta a instabilidade do processo de paz com o governo do Afeganistão, apoiado pelo Ocidente.

    Desde que saiu do poder em 2001, após intervenção militar dos Estados Unidos, o Taleban lidera uma insurgência para retomar sua influência no Afeganistão.

    A violência tem aumentado no país desde a saída de grande parte das forças de combate estrangeiras, no final do ano passado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024