• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 04:49:07 -03

    Nos EUA, polícia de Ferguson diz ter vídeo que incrimina jovem baleado

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    12/08/2015 08h19

    A polícia do condado americano de Saint Louis divulgou um vídeo que mostraria, supostamente, o jovem Tyrone Harris Jr. carregando uma arma momentos antes de ser ferido a tiros na cidade de Ferguson, no Missouri.

    Harris, 18, foi alvejado pela polícia na segunda-feira (10) durante os protestos que marcam um ano da morte do jovem Michael Brown, também negro. Ele permanece internado em estado grave.

    As autoridades americanas locais afirmam que o jovem teria disparado contra eles, mas seus familiares negam que ele estivesse armado.

    Harris foi acusado formalmente de atacar policiais, de ação criminal com arma de fogo e de atirar em um veículo que estava estacionado nas proximidades.

    O evento acirrou as tensões ao longo da noite, e a manifestação, que havia reunido cerca de 300 pessoas e havia se mantido pacífica durante a maior parte do tempo, terminou em confronto.

    No total, 22 pessoas foram presas na avenida West Florissant, epicentro das demonstrações.

    Após mais de 150 prisões ao longo de toda a semana, no entanto, a cidade de Ferguson viveu uma relativa calmaria nesta terça-feira.

    RODOVIA

    A polícia anunciou ter detido 63 pessoas que tentavam bloquear uma rodovia interestadual perto da cidade, um subúrbio de Saint Louis, uma das principais cidades do Estado do Missouri. Segundo as forças de segurança, boa parte dos ativistas presos era de outros Estados —alguns dos quais distantes da área dos protestos, no Meio-Oeste, como Califórnia e Nova York.

    O estado de emergência declarado segunda continuava em vigor. A medida dá mais poder às autoridades para garantir a paz e a ordem na cidade, convocando policiais das redondezas para intensificar as patrulhas e checando quem entra e sai da cidade.

    "Durante os protestos [de terça], não houve tiroteio, roubos, saques nem danos a propriedades", disse a polícia do condado de Saint Louis em nota.

    A morte de Brown e de outros negros desarmados gerou um debate público sobre a violência e discriminação policial nos Estados Unidos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024